São Paulo, quinta, 3 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O MALDITO

Diretor deve vencer pelo talento

INÁCIO ARAUJO
Crítico de Cinema

"O poder dos diretores acabou com "O Portal do Paraíso'", queixava-se Martin Scorsese ainda no ano passado.
Cimino vinha do sucesso de "O Franco-Atirador", que lhe dera o Oscar de melhor filme e direção em 1978. Três anos depois, seu "Portal', um caríssimo, magnífico, originalíssimo faroeste foi retirado de cartaz às pressas e, mais depressa ainda, responsabilizado pela falência da United Artists.
A operação lembra um pouco o massacre promovido por Irving Thalberg nos anos 20, quando desfigurou "Ouro e Maldição", de Erich von Stroheim, reduzindo-o de 42 para 10 rolos. A operação tinha por objetivo mostrar que, em definitivo, quem dava as cartas na Hollywood de Thalberg eram os produtores.
A diferença com o início dos anos 80, é que, nos anos 20, os produtores entendiam de cinema. Os mais novos entendem de negócios.
Com isso, os anos 80 marcaram o início de um período de prosperidade descomunal para o cinema americano, mas um retrocesso em termos de criatividade e diversidade (dele, quem dá conta é Robert Altman, em "O Jogador").
Assim como Stroheim, Cimino tornou-se um maldito e, se conseguiu impor seu talento em alguns momentos, sobretudo "O Ano do Dragão" (1985), seu prestígio e seus orçamentos foram seriamente afetados.
Cimino continuou a trabalhar seu gosto pelos extremos, a opor racionalidade e desrazão, modernidade e mitologia.
Na baixa, é possível (provável) que o tempo trabalhe a seu favor e lhe devolva o prestígio que ganhou com um pensamento inquieto e um talento exuberante, virtudes insuficientes para que seu recente "Na Trilha do Sol" sequer chegasse aos cinemas no Brasil (foi lançado em vídeo, em 1997).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.