São Paulo, quinta, 3 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL DE VENEZA

Curador é criticado na abertura

AMIR LABAKI
enviado especial a Veneza

O curador da 55ª Mostra Internacional de Cinema de Veneza, Felice Laudadio, não tem folga. O terceiro mais importante festival do mundo começa hoje em polêmica.
O ex-crítico Laudadio dirige a mostra pelo segundo ano consecutivo e abre o evento sob fogo cerrado. Laudadio anunciara a intenção de dedicar uma seção à produção italiana. Voltou atrás e distribuiu os filmes nacionais pelas diversas mostras. Bastou para quase acusarem-no de traidor da pátria.
Laudadio defende-se com bons argumentos. Elegeu 14 novas produções para o festival -incluindo quatro na mostra competitiva. Convidou um realizador italiano, Ettore Scola ("O Baile"), para presidir o júri. Concede ainda um Leão de Ouro para um orgulho nacional, a atriz Sofia Loren.
"Do meu jeito, os italianos estão no contexto internacional, submetidos à comparação com cineastas do mundo inteiro. Italianos sempre reclamam", desabafou.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.