São Paulo, sábado, 3 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Evento foi assistido por 80 mil pessoas
MostraRio bate recorde de público

da Sucursal do Rio

A décima edição da MostraRio de cinema, que terminou na última quinta-feira, bateu recordes de público e de filmes exibidos. O evento foi realizado de 17 de setembro a 1º de outubro, em 12 cinemas do Rio.
Durante 15 dias, a mostra recebeu um público de 80 mil pessoas nas 704 sessões em que foram apresentados 201 filmes.
O filme com mais público foi "Carne Trêmula", de Pedro Almodóvar, que teve 3.116 espectadores. Em segundo lugar, ficou "Por uma Noite Apenas", de Mike Figgis, com um público de 1.819 pessoas, e, em terceiro, "Dança Comigo?", de Masayuki Suo, com 1.772.
Até agora, o público máximo recebido pela mostra tinha sido em 1992, quando 72.333 pessoas assistiram aos filmes do evento.
Na sua primeira edição, em 1989, a MostraRio teve 37.225 espectadores, menos de 50% do público deste ano.
Marcelo Mendes, diretor do grupo Estação Botafogo, que promove o evento, contou que a mostra surgiu "meio por acaso e às pressas", quando um festival de cinema anteriormente realizado no Rio foi transferido para Fortaleza.
"Na época, achamos que o Rio não poderia ficar sem um evento de cinema, fizemos então a MostraRio, com apenas 60 filmes, só para marcar presença. Depois fomos nos organizando, e hoje a mostra já se estabeleceu, tem um público cativo", disse Mendes.
Segundo ele, um dos fatores que contribuiu para aumentar o público da mostra foi que três salas contaram com legendas eletrônicas, o que facilitou o acesso de pessoas que não dominam outros idiomas.
"A mostra, como acontece em outros festivais do mundo, está funcionando como janela para verificar quais filmes podem funcionar no circuito comercial."
Mendes disse que 80% dos 201 filmes exibidos pela mostra não entrariam em cartaz, mas, com o sucesso de público no evento, distribuidores decidiram exibi-los em circuito comercial.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.