São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Obra de Vinicius de Moraes ganha reedição com reforma cronológica no Rio
O crítico Eucanaã Ferraz foi incumbido pelas filhas de Vinicius de Moraes (1913-1980) para reestruturar a obra do poeta. O resultado é lançado hoje, às 21h, na livraria Argumento (r. Dias Ferreira, 417, Rio, tel. 0/ xx/21/ 2239-5294), com a nova edição de "Poesia Completa e Prosa de Vinicius de Moraes", pela Nova Aguilar (R$ 190; 1.600 págs.).
Ferraz optou por desfazer a concepção adotada por Afrânio Coutinho em 68 e que se manteve nas reedições de 74 e 98. Recompôs o volume cronologicamente, seguindo os títulos lançados por Vinicius. Assim, ressurgiu "Poemas, Sonetos e Baladas" (46), fora das outras edições. Outra mudança é que os antes juntos "Novos Poemas" (38) e "Novos Poemas II" (59) reassumiram suas identidades.
"Quando fez o livro, escreveu na introdução que queria juntar poesia e prosa. Não foi um arranjo momentâneo. Ele desejava que a obra fosse assim", diz Ferraz. (LUIZ FERNANDO VIANNA)


Texto Anterior: Panorâmica - Música: Livro destrincha carreira de Nepomuceno
Próximo Texto: Estrutura de festival encarece ingressos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.