São Paulo, sábado, 03 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHO

- A minha entrevista, rapazes. É agora!
Deixamos as bebidas e cartelas rabiscadas na mesa e saímos correndo pelo castelo de mármore, eu e Verônica puxando Tomás pelo braço, a quem os excessos da tarde estúpida já cobram a conta:
- Dom Pedro, eu preciso te contar uma coisa -diz, e desaba para os lados, prestes a chorar ou vomitar.
- Guarde para si, meu querido!
No táxi guiado por um coreano melômano que ouve a trilha de Ascenseur por l'echafaud do Miles Davis no volume máximo, Tomás Anselmo finalmente chora no meu ombro. Dou cafuné no amigo. Verônica, com a mão apoiada na minha coxa, me provoca uma semiereção. Os trinados em preto-e-branco do trompete ninam nossos sentidos.
Pelas janelas, a cidade é uma série de riscos coloridos: o pôr-do-sol avermelhado tem um ar auspicioso, com cheiro de avenidas abertas e moças sentadas nos cafés lendo romances e bebendo vermute. Passamos pelas colinas da cidade alta, cujas luzes começam a se acender, e atravessamos uma das sete portas, onde atropelamos (sem gravidade) uma família de pedintes. Chegamos à praia do Lidô [...]. O teste de Verônica é aqui.
- Não é teste, seu bêbado. É uma entrevista com uma atriz. Estou escrevendo um livro sobre atrizes. E ela é a...
- Não sei se é recomendável você chegar lá comigo e com Tomás. E nesse estado.
- Vocês são dois vagabundos, mas estão bem-vestidos. E a velha é do tipo excêntrico, vai gostar.
- Você só pode estar louca. Está. Na portaria do edifício, um belo exemplar de "predinho art-noveau", segundo os balbucios de Verônica, nos identificamos ao vigia, registramos nossas digitais e recebemos autorização e crachás para subir.

Extraído de "O Dia Mastroianni", de João Paulo Cuenca


Texto Anterior: Crítica/"O Dia Mastroianni": Em obra promissora, Cuenca leva os clichês à saturação
Próximo Texto: 31ª Mostra de SP: Festival dá prêmios e recados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.