São Paulo, quinta-feira, 03 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Sleep No More' conquista NY e cogita SP

Espetáculo inspirado em Shakespeare faz sucesso com atmosfera macabra e sensual

GABRIELA LOSCHI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE NOVA YORK


Passada a bilheteria, o corredor preto em forma de labirinto leva à sala de visitas do hotel, com direito a champanhe, música clássica, jazz e velas em mesas redondas.
As cores escuras e todos os detalhes vintage contribuem para uma atmosfera densa. Logo vem o chamado intrigante do recepcionista. Hora de vivenciar "Macbeth" de maneira nunca imaginada e partir para um sobe-e-desce-escada macabro, uma perseguição à meia-luz em seis andares e dezenas de salas.
Só quatro anos após passar pela experiência do "Sleep No More" original, em Londres, o americano Randy Weiner conseguiu viabilizar a produção do segundo espetáculo (vencedor do Drama Desk Award) em Nova York.
Na rua 27 de Manhattan, três armazens abandonados foram transformados no hotel McKittrick, onde se passa desde abril, com lotação máxima todas as noites, a tragédia inspirada na obra de William Shakespeare.
Agora, Weiner busca outros destinos: "Não existem muitas cidades com a sofisticação e o entendimento necessários para abrigar uma peça como essa. Disseram-me que São Paulo é uma delas. Estamos estudando", conta.
Sob a direção de Felix Barrett e Maxine Doyle, as cenas ocorrem simultaneamente pelos cômodos. Enquanto uma dança sensual na banheira cativa parte da plateia com suas máscaras venezianas brancas, em outro andar, lutas prendem mais olhares.
São dezenas de personagens para seguir, que incluem Macbeths, Duncan, Macduff, bruxas, empregados e performers de balé e ginástica. Você e outras 349 pessoas (por US$ 85) são parte da peça.
Acompanhar linearmente é impossível, e cada um vê o que quer. Há quem aprecie a dança, quem busque uma extensão da vida noturna e até quem procure Shakespeare.
Há ingressos disponíveis do fim de novembro ao fim de dezembro. O calendário 2012 está em sleepnomorenyc.com (classificação: 16 anos).


Texto Anterior: Crítica/Drama: Denise Del Vecchio brilha em discussão sobre limite do real
Próximo Texto: Alexis Jenni leva o Prêmio Goncourt de literatura
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.