São Paulo, terça, 3 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FAU faz 50 anos e comemora fora da FAU

da Reportagem Local

Aos 50 anos, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo já formou 3.727 arquitetos. A partir de hoje, o nome de cada um deles estará estampado em um painel de 5 metros de altura, que reúne também nomes de todos os professores e funcionários da FAU.
São eles os protagonistas da exposição "Cinco Décadas de Arquitetura: Uma Leitura", que começa hoje, às 19h, no MuBE, o Museu Brasileiro da Escultura.
A mostra, que faz parte das comemorações do cinquentenário da FAU, não tem trabalhos de cada um dos 3.727 pupilos da faculdade. "Para isso seria necessário o espaço de três bienais e três anos de trabalho, com uma estrutura grande de profissionais", calcula Abrahão Sanovicz, professor da FAU e curador-geral da exposição.
Assim, foram selecionados, por Sanovicz e uma comissão de cinco curadores, um para cada década da FAU, 70 trabalhos representativos da linguagem da faculdade.
"O destaque da exposição é a diversidade e a coerência da produção", diz o coordenador da mostra, José Armênio de Brito Cruz. "Os alunos da FAU projetam hidroelétricas do mesmo modo como dirigem cinema."
Para ilustrar a flexibilidade de áreas de atuação dos arquitetos da FAU, estão expostos desde projetos de logotipos até carros, passando por obras de arte, figurinos, projetos de capelas, de teatros, de faculdades e até de residências.
Sanovicz, professor da FAU desde 1962, diz que "Cinco Décadas de Arquitetura" é a primeira mostra coletiva da faculdade feita fora dos limites da universidade.
"Esta exposição tem o sentido de mostrar para o arquiteto a responsabilidade dele com a sociedade", explica Sanovicz, que, no texto que apresenta a mostra, salienta que "público ou privado, a qualidade do espaço construído é patrimônio da comunidade e da nação".
Para o arquiteto, a mostra também pretende deixar claro que cada projeto arquitetônico é fruto de outros projetos, "leva em conta a história acumulada". "Arquitetura é cultura", diz Sanovicz. "O Ministério da Cultura parece que ainda não se deu conta disso", alfineta.
(CASSIANO ELEK MACHADO)
²
Exposição: Cinco Décadas de Arquitetura: Uma Leitura
Curadores: Abrahão Sanovicz (curador-geral), Jon Andoni Maitrejean (de 1948 a 58), Maria Helena Flynn (de 59 a 68), Roberto Portugal Albuquerque (de 69 a 78), Milton Braga (de 79 a 88) e Fernanda Bárbara (de 89 a 98)
Onde: Museu Brasileiro da Escultura Marilisa Rathsam (r. Alemanha, 221, Jardim Europa, tel. 011/881-8611)
Quando: hoje, às 19h; terça a domingo, das 10h às 19h. Até 29 de novembro
Quanto: entrada franca




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.