São Paulo, Sexta-feira, 03 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotos da fita estão em livro

free-lance para a Folha


O fotógrafo carioca Marcos Prado está lançando o livro "Os Carvoeiros", que chega neste mês às livrarias, mostrando o trabalho que iniciou em 1991, na Bahia, na região dos Cocos, atraído pela vida cotidiana dos trabalhadores nas minas de carvão vegetal.
Além de render um documentário de 70 minutos, dirigido por Nigel Noble, o ensaio teve uma longa carreira pelo mundo.
Foi apresentado no Fórum Global da Eco 92, no Rio, e no concurso fotográfico da World Press Photo, em que recebeu um prêmio na categoria meio ambiente.
Em 42 anos, esse concurso premiou apenas três fotógrafos brasileiros: Prado, Sebastião Salgado e Carlos Humberto T.D.C.
O autor também participou do "Focus on Your World", promovido pela ONU. Como prêmio, suas fotos foram exibidas em mais de 70 países.
O livro traz 140 fotografias em preto-e-branco, retratando as atividades dos carvoeiros de várias regiões do país, em Goiás, Pará, Mato Grosso do Sul e nas siderúrgicas de Minas Gerais.
Em 1996, depois de uma jornada no Tibet e a produção de outro ensaio, Prado voltou ao trabalho anterior. Revisitou os locais já fotografados e iniciou novos registros, incluindo depoimentos de carvoeiros. Cláudio Guerra, professor e pesquisador da Universidade de Minas, participa do livro e trata do tema sob o ponto de vista médico e científico.
(ANA MARIA GUARIGLIA)


Livro: Os Carvoeiros Autor/Editor: Marcos Prado Quanto: R$ 130 (192 págs.)
Patrocínio: Banco Pactual e Monsen Leonardus


Texto Anterior: Cinema - Estréias: "Os Carvoeiros" e a luta pela sobrevivência
Próximo Texto: Composições para o filme são retratos sonoros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.