UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
A atriz Vera Zimmermann desfilou sua loirice pelas lojas e corredores da galeria


Marcha lenta

Depois do boom pós-privatização, as empresas de telefonia fixa se preparam para fechar o ano com números pouco vistosos. A Telefônica, que opera em SP, saltou de 6 milhões de assinantes, em 98, para 12,5 milhões em 2002. Neste ano, deve registrar queda, de pouco mais que 0,5%: até 30 de novembro, eram 12,3 milhões de assinantes. Em mercados menos saturados que o de SP, a Telemar deve crescer, no máximo, 1%, e a Br Telecom, 0,5%.
 
Uma das explicações é a de que as pessoas estão optando pelo celular -a Oi, operadora de celular da Telemar, tem 17 meses e 3,4 milhões de assinantes. No caso da Telefônica, muitos clientes dispensaram uma das linhas, a da internet, já que a tecnologia permite que uma mesma linha atenda às chamadas de voz e ao computador.

SEM VOLTA
O sociólogo Francisco de Oliveira procurou o advogado José Carlos Dias para defendê-lo de um eventual processo movido contra ele pelo ministro José Dirceu (Casa Civil). Oliveira chamou Dirceu de "espertalhão" e "safado". Sobre a possibilidade de retratação, como quer Dirceu, Oliveira afirma: "Vou estudar. Mas não é questão de "meter o rabo entre as pernas". Meu problema com ele é político, e não pessoal".

REPOUSO
A prefeita Marta Suplicy alugou uma casa em Iporanga, litoral norte de São Paulo, e deve passar lá o fim do ano. O imóvel que a prefeita tinha alugado no Guarujá, para finais de semana, está sendo desativado.
 
Iporanga é uma das praias mais exclusivas de São Paulo. Há alguns anos, o Ministério Público chegou a processar os endinheirados donos de casas do local, que colocaram cancelas na entrada da praia e não deixavam populares entrarem no lugar. Houve acordo e hoje até cem carros podem chegar mais perto da praia.

CANCELA
Ainda Marta: a rua da Consolação, perto da Oscar Freire, foi praticamente interditada anteontem para a chegada da prefeita à inauguração do salão de seu cabeleireiro, Celso Kamura. O congestionamento irritou os moradores. Quando a prefeita chegou, foi saudada com o slogan: "Martaxa! Martaxa!".

CITY OF GOD
De olho no Oscar, a distribuidora Miramax pretende colocar mais 200 cópias de "Cidade de Deus" nos cinemas em todo o território americano até o fim de dezembro. O filme pode concorrer à estatueta em 2004 porque só chegou às telas dos EUA em janeiro de 2003.

BOM E BARATO
A caneta Cartier do ministro Luiz Gushiken, vendida no leilão do Fome Zero, é agora do advogado criminalista Jair Jaloreto Jr. Ele a comprou, por R$ 700, para dar de presente à mulher, Isabela Witt. No mercado, ela custa cerca de R$ 2.000.

ROSA
Wilma Faria, governadora do Rio Grande do Norte, será lançada por um grupo de mulheres para ser candidata à vice na chapa de Miguel Arraes à presidência do PSB. Nas ausências de Arraes, ela comandaria a legenda.

ESTRELA
Não foi pequena a participação de Daniella Sarahyba no catálogo da grife de lingerie Victoria's Secret. Mais de 15 fotos da carioca vão fazer parte da edição -algumas delas, com Daniella vestindo microcalcinha igual à de Gisele Bündchen, cuja foto correu o mundo recentemente.

TROPICÁLIA
Robert Fitzpatrick, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Chicago, desembarcou na semana passada em Porto Alegre para a Bienal do Mercosul, onde se impressionou com uma obra de Lygia Pape. No dia seguinte, já estava em São Paulo, visitando a mostra Panorama. O motivo da viagem é uma pesquisa de artistas brasileiros para uma exposição a ser feita em 2005, em Chicago, chamada "Tropicália".


O presidente Lula já pediu a assessores espaço em sua agenda assim que forem definidas as datas dos shows de Maria Bethânia em Brasília. Lula disse, certa vez, que não queria morrer "sem antes ver um show de Bethânia". A cantora, no entanto, está terminando seu novo CD (com músicas de Vinicius) e só deve se apresentar por lá no ano que vem.

CURTO-CIRCUITO

Renato Magalhães Gouvêa inaugura hoje, em seu escritório de arte, na rua Pelotas, das 18h às 23h, exposição de raridades para vendas de final de ano, como dois objetos de Man Ray.
Antunes Filho dirige o espetáculo "Prêt-à-Porter 5", criado e contracenado por atores do Centro de Pesquisa Teatral, hoje, às 20h, no Sesc São Caetano.
A galeria Virgilio inaugura duas mostras individuais, com pinturas de Osmar Pinheiro e de Roger Barnabé, hoje, às 20h.
Milú Villela e o leiloeiro Luiz Arena abrem hoje a exposição do Leilão de Arte em benefício do MAM na rua Canadá, às 21h.
Hoje tem bate-papo com a artista plástica brasileira Cristina Barroso, radicada na Alemanha, às 19h30, no Paço das Artes.
Paulo Caruso lança hoje, na FAU/USP, em Higienópolis, o livro "São Paulo por Paulo Caruso- Um Olhar Bem-Humorado sobre Esta Cidade", a partir das 19h.

bergamo@folhasp.com.br
COM CLEO GUIMARÃES E LUCRECIA ZAPPI


Texto Anterior: Análise: "Angels" delata a negligência de Reagan
Próximo Texto: Música erudita: E afinal era só uma boneca de olhos de esmalte
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.