São Paulo, sábado, 4 de janeiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MPB
Músicos tocam obra do mestre do chorinho
Rio festeja centenário de Pixinguinha

da Sucursal do Rio

O centenário de Pixinguinha, um dos personagens mais importantes da história da MPB, começa a ser comemorado neste fim-de-semana no Rio, cidade onde o compositor nasceu.
Terá início hoje, no Centro Cultural Banco do Brasil (região central do Rio), o projeto Pixinguinha - Cem Anos, que se estenderá por todos os sábados e domingos de janeiro, sempre às 17h.
Considerado o grande mestre do chorinho, o carioca Alfredo da Rocha Vianna Filho, que ficou conhecido como Pixinguinha, completaria cem anos no próximo dia 23 de abril. Ele morreu em 17 de fevereiro de 1973, aos 75 anos.
O projeto reunirá, ao todo, 25 músicos da velha e da nova geração para um tributo ao compositor, maestro, arranjador, flautista e saxofonista.
A idéia é, além de apresentar a vasta obra de Pixinguinha, mostrar sua influência na formação de novos compositores e instrumentistas brasileiros.
Programação
O projeto será aberto neste fim-de-semana, quando o conjunto Os Novos Batutas -referência ao grupo Os Oito Batutas, que Pixinguinha integrou no final dos anos 10 e início dos 20- tentará recriar o clima musical do compositor carioca no início de sua carreira.
Nos dias 11 e 12, é a vez do espetáculo ``Choro Tradicional'', em que o acordeonista Sivuca e o bandolinista Joel Nascimento tocarão os maiores clássicos de Pixinguinha no gênero.
No fim-de-semana seguinte, será apresentado o show ``Valsas e Canções'', mostrando suas composições mais líricas -entre as quais a mais famosa de todas, ``Carinhoso''.
As músicas serão interpretadas pelo flautista Altamiro Carrilho, pelo pianista Laércio de Freitas e pela cantora Zezé Gonzaga.
O programa será encerrado nos dias 25 e 26, com ``O Choro Hoje'', em que serão tocados chorinhos de outros compositores, que refletem a influência de Pixinguinha no desenvolvimento da música popular brasileira.
O convidado especial desse espetáculo é o clarinetista cubano Paquito D'Rivera.
Durante este ano, será lançado um CD com os maiores clássicos de Pixinguinha e com músicas inéditas em disco, algumas das quais serão apresentadas nos shows.
(MÁRIO MOREIRA)

Show: Pixinguinha - Cem Anos
Quando: estréia hoje, às 17h; também haverá show amanhã e nos dias 11 e 12, 18 e 19, 25 e 26 de janeiro, sempre às 17h
Onde: Teatro 2 do Centro Cultural Banco do Brasil (r. Primeiro de Março, 66, centro, Rio de Janeiro)
Quanto: R$ 6,00


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã