São Paulo, sábado, 04 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Fábio Konder Comparato e Ana Maria Machado devem polarizar disputa por cadeira da ABL; a eleição será em abril

Vaga de Lins e Silva já tem três candidatos

SABRINA PETRY
DA SUCURSAL DO RIO

Três pessoas já se candidataram para concorrer à vaga na ABL (Academia Brasileira de Letras) deixada pelo advogado criminalista Evandro Lins e Silva, 90, que morreu no dia 17 de dezembro do ano passado.
Mesmo estando em recesso, a Academia começou a receber as primeiras cartas com o comunicado oficial sobre as candidaturas logo no dia seguinte ao velório de Lins e Silva. Os imortais também já receberam telegramas dos candidatos, informando sobre a intenção de ocupar a cadeira número 1 que pertencia ao jurista.
Estão oficialmente inscritos o advogado e sobrinho de Lins e Silva Fábio Konder Comparato, a arqueóloga da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e professora do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro Maria Beltrão e a escritora Ana Maria Machado, conhecida por seus livros infanto-juvenis. O poeta Antônio Carlos Sechin ainda não mandou sua carta à ABL, mas já enviou comunicados aos acadêmicos.
Apesar de as inscrições estarem abertas até 19/2, os imortais acreditam na polarização da disputa entre Comparato e Machado.
Ele, além do parentesco com o antigo ocupante da cadeira, atributo que costuma agradar aos membros da Academia, é conhecido defensor dos direitos humanos no Brasil e tem títulos como o de doutor pela Universidade de Paris e o de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra.
O advogado paulista, que é professor titular da Faculdade de Direito da USP, é autor de "A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos", entre outras obras.
A escritora carioca Ana Maria Machado foi a ganhadora do prêmio Machado de Assis, concedido pela ABL, pelo conjunto de sua obra em 2001. Em 1979, recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil, na Itália, pelo livro "Raul da Ferrugem Azul".
"Os acadêmicos estão divididos entre esses dois nomes. Ainda que possam aparecer outros candidatos, acredito que a disputa real continue entre os dois. Mesmo sendo Fábio Comparato sobrinho de Evandro Lins e Silva, o que costuma influenciar muitos de nós, o outro nome, o de Ana Maria Machado, também tem grande peso", disse um dos acadêmicos que prefere não se identificar. A eleição acontecerá em abril.



Texto Anterior: Rodapé: Solução achada por raelianos é tão brilhante quanto simples
Próximo Texto: Panorâmica - Personalidade: Morre diretor da série britânica "Monty Python"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.