São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confraria ganha "irmã" editorial mais acessível

DA REPORTAGEM LOCAL

O "exclusivismo" da Confraria dos Bibliófilos do Brasil ganhou recentemente uma irmã mais liberal. A Edições da Confraria, coordenada pelo presidente da CBB, José Salles Neto, estreou com um garimpo.
O primeiro livro do selo é "Três Novelas da Masmorra", do esquecido romancista e ensaísta carioca Octávio de Faria (1908-1980).
Autor da monumental série "Tragédia Burguesa", que assim como a "Comédia Humana", de Balzac, aglutina uma extensa lista de romances com vida própria (neste caso são 13 livros), Faria é resgatado com as novelas "Memórias de um Cão Danado" (saboroso relato de um homem obcecado por cachorros), a dostoievskiana "O Outro" e a perturbada "O Gato Selvagem ou As Quatro Meninas da Curva do S.".
Com tiragem um pouco maior do que a dos livros da CBB, 500 exemplares, mas com o mesmo apuro gráfico (este tem gravuras de boa qualidade de Leonardo Alencar) e editorial, os livros da CBB só são vendidos por telefone ou e-mail.
A editora fará apenas um título por ano, e o próximo deve ser volume de contos de outro esquecido, o alagoano Breno Accioly. (CEM)


TRÊS NOVELAS DA MASMORRA.
Autor: Octávio de Faria.
Organização: José Salles Neto.
Editora: Edições da Confraria (e-mail: conbiblibr@yahoo.com.br; tel. 0/xx/61/435-2598). Quanto: R$ 90 (140 págs.).



Texto Anterior: Estrela nova
Próximo Texto: "O homem e as coisas"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.