São Paulo, #!L#Sexta-feira, 04 de Fevereiro de 2000


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"GHOST DOG" - CRÍTICA
Samurai negro glamouriza violência

JOSÉ GERALDO COUTO
da Equipe de Articulistas


O exílio, o deslocamento geográfico e, sobretudo, os curtos-circuitos culturais constituem o tema central de Jim Jarmusch.
Seus primeiros filmes ("Estranhos no Paraíso", "Down by Law", "Mistery Train") mostravam estrangeiros perdidos na América. Era um jeito de ver os EUA de modo enviesado e crítico.
A partir do western "Dead Man", Jarmusch sofisticou essa noção de desterro e desencontro cultural: seus personagens são norte-americanos estrangeiros em seu próprio país.
É o caso de "Ghost Dog" (Forest Whitaker), um matador profissional regido por uma ética inspirada na filosofia oriental. É um samurai negro a serviço de um gângster americano.
Ghost Dog mora no alto de um prédio abandonado, onde cria pombos e leva um pacato dia-a-dia. Seu único amigo é um sorveteiro, Raymond (Isaach de Bankolé), imigrante antilhano de língua francesa. Como Raymond não fala uma palavra de inglês, e Ghost Dog não entende patavina de francês, os dois se entendem por uma conversa de surdos -um dos achados mais divertidos do filme.
Outro ponto alto é a comédia de erros que se desencadeia quando alguns gângsteres, que nunca viram Ghost Dog, são encarregados de eliminá-lo. Jarmusch trabalha bem nesse registro do erro, do mal-entendido, do absurdo.
Mas há em "Ghost Dog" dois aspectos preocupantes. Um deles é a perda de energia do cinema de Jarmusch, em favor de uma duvidosa elegância, feita de cacoetes estilísticos: narrativa compassada, câmera lenta, "fade out" (escurecimento da imagem) como ligação usual entre as sequências, introdução de pequenos textos "filosóficos" etc. A experimentação degenerada em pose.
O segundo ponto é mais delicado. Como tantos cineastas americanos, Jarmusch acaba aqui, talvez sem perceber, por glamourizar e justificar a violência.
A ironia diante do orientalismo superficial de Ghost Dog é neutralizada pela simpatia que se cria pelo personagem. Um homem charmosamente excêntrico e misterioso, amigo de pombos e crianças, pode matar sem culpa.


Avaliação:    


Filme: Ghost Dog
Produção: EUA, 1999
Direção: Jim Jarmusch
Elenco: Forest Whitaker, John Tormey, Isaach de Bankolé
Onde: a partir de hoje nos cines Belas Artes Oscar Niemeyer e Jardim Sul 8


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