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OUTRA FREQUÊNCIA
FMs piratas chegam ao quarto lugar de audiência em São Paulo
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
As FMs ilegais atingiram o
surpreendente quarto lugar
de audiência na Grande São Paulo. Somadas, têm, em média, mais
de 130 mil ouvintes por minuto,
de acordo com o último relatório
do Ibope (dezembro de 2003).
As estações sem autorização do
governo para operar só perdem
para a pagodeira Transcontinental (164,5 mil ouvintes), a popular
Band FM (155,1 mil) e a sertaneja
Tupi (149,4 mil). Abaixo dessas
rádios, estão nada mais nada menos que 34 FMs consideradas pelo
dial oficial do Ibope.
Batizadas na pesquisa de "outras FM", essas estações possuem
mais do que o triplo de ouvintes
da noticiosa CBN FM (37,4 mil),
cinco vezes o ibope da roqueira
Kiss (24,4 mil) e 15 vezes o da clássica Cultura FM (8,4 mil).
A escalada de audiência tem sido impressionante. Há dez anos,
em 1994, as ilegais estavam em 23º
lugar, só acima da Cultura FM,
Brasil 2000 e Ômega. Era um
quarto lugar também, mas com o
ranking de "ponta-cabeça", contando do último para o primeiro.
Existem também as AMs ilegais.
As "outras AM" estão fora do ranking das dez mais ouvidas, mas
bem perto disso. Atingem o 12º
lugar dentre as 27 estações listadas na medição do Ibope.
As piratas do AM, dial com menor número de ouvintes, são sintonizadas por 7,7 mil pessoas por
minuto. É pouco diante da Globo
AM (a primeira colocada, com
128,2 mil), porém mais do que os
6,5 mil da respeitada Eldorado.
A radical mudança na programação da Brasil 2000 FM, iniciada
em setembro (quando Kid Vinil
assumiu o comando artístico),
por enquanto não teve reflexos no
ranking de audiência do Ibope.
Na pesquisa anterior (que considera de setembro a novembro
de 2003), a emissora estava em 30º
lugar. Manteve essa mesma posição no novo relatório (de outubro
a dezembro), com uma pequena
queda no número absoluto de ouvintes (de 10.412 para 9.953).
Certamente migraram para a
concorrência aqueles antes atraídos pelo esquema mais comercial.
Resta saber se a nova Brasil 2000
(107,3 MHz), que dispensa os
"hits" das gravadoras, conseguirá
conquistar a audiência que chama
de "qualificada". E ver se a direção
terá disposição suficiente para essa empreitada de longo prazo.
O rádio paulistano começa a definir a cobertura do Carnaval, que a
cada ano tem mais suporte do
mercado publicitário. Na Jovem
Pan AM (620 kHz), por exemplo,
foram programadas 120 horas de
transmissão das festas.
laura@folhasp.com.br
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