São Paulo, sexta-feira, 04 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÉRIE

"Anjinhos" propõe trégua entre pais e filhos

LUIZ RIVOIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"O tempo livre que passamos juntos deveria ser divertido, mas não é." O desabafo de Jo Barton, mãe de Luke, 5, Elliot, 3, e Harrison, 2, dá o tom de "Anjinhos", que estréia hoje no canal Discovery Health.
Em ritmo de documentário, a série revela o que acontece quando as famílias se encontram no aconchego do lar. Recheado de crises, choro e um permanente ar de culpa e impotência que atormenta os pais, "Anjinhos" toca na ferida: educar é difícil e, por vezes, doloroso.
A fórmula é simples. Tanya Byron, psicóloga infantil e estrela do programa, acompanha famílias com problemas corriqueiros e analisa o comportamento dos envolvidos para mais tarde propor soluções.
No primeiro episódio, Tanya conhece os Barton, família de classe média inglesa, em que os pais -Jo e Jason-, na casa dos 30 anos, trabalham o dia todo enquanto as crianças ficam na escola. Quando a família se reúne, é um inferno.
As crianças brigam, se recusam a ir para a cama e, quando vão às compras, aprontam a maior confusão. Jo, a mãe, está à beira de um ataque de nervos até que surge Tanya para salvá-la.
Sua primeira ação é gravar em vídeo o dia-a-dia da família. Depois de analisar fitas repletas de gritos e pontapés, ela se reúne com os pais para propor uma estratégia. Para Tanya, está claro que o problema não são os meninos, mas o modo como os pais lidam com as crises. Num outro momento, ela orienta Jo e Jason à distância, dizendo como devem agir frente uma disputa entre Luke e Elliot ou ainda como controlá-los durante uma visita ao shopping center.
No fim, por mais cruéis que certas soluções propostas por Tanya possam parecer, os Barton saem de cena bem mais felizes do que entraram. Agora, será que não conheço um daqueles garotinhos de algum lugar?


ANJINHOS. Quando: hoje, às 13h, no Discovery Health.

Texto Anterior: Just for a Thril
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: Lamento de um pobre diabo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.