UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de março de 2003

Texto Anterior | Índice

Balé da Cidade faz 35 anos e "redança" trabalhos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Há 35 anos, por entre a cúpula e as cortinas do Teatro Municipal de São Paulo, nascia a companhia de dança que se destaca como uma das mais representativas do cenário da dança moderna atual: o Balé da Cidade de São Paulo.
Para comemorar as bodas de coral, o grupo dirigido pela ex-bailarina Mônica Mion, 48, apresenta uma série de novas coreografias e remonta trabalhos do repertório, com a colaboração de profissionais estrangeiros. Entre eles, Mauro Bigonzetti, do Aterballetto (Itália), Ohad Naharin, do Batsheva Dance Company (Israel), e Oscar Araiz, ex-diretor do Ballet de Géneve (Suíça).
Estão previstos ainda, para o mês de setembro, o lançamento de um livro sobre a história da companhia, organizado pela pesquisadora Cássia Navas, e uma exposição de fotos e de figurinos.
Entre os destaques da programação de aniversário -batizada DiverCidade em Movimento-, além do novo trabalho de Jorge Garcia, também bailarino do BCSP, o italiano Bigonzetti mostra balé inédito, com "pot-pourri" da cantora italiana Mina. Ainda em abril, o argentino Araiz vem ao Brasil para remontar "Sinfonia dos Salmos" (1992) e coreografar para a companhia 2, composta de bailarinos mais antigos do BCSP.
"Faz parte da nossa tradição descobrir novos talentos, e esse intercâmbio traz resultados interessantes", diz a diretora, há dois anos no cargo, após 27 como bailarina do BCSP. É de Naharin um dos maiores sucessos da companhia, "Axioma 7" (1996), a ser remontado. "Seu estilo que combina com nossos bailarinos".
O elenco do Balé da Cidade também foi chamado para as homenagens dos cem anos de Cândido Portinari (1903-1962). "Baile na Roça" (1998), criado pelos bailarinos do grupo, deve ser reapresentado em São Paulo, Rio e Belo Horizonte, em conjunto com exposições de artes plásticas. "Baile" é baseado em quadros do artista.



Texto Anterior: Trasmissão de sentimentos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.