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"O VÔO DA FÊNIX"
John Moore mescla estilos para narrar queda de avião no deserto
PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O deserto é elemento dramático no cinema, e a prova
já aparecia no desfecho de "Ouro
e Maldição", de Erich von Stroheim (1924). Já o avião é na maior
parte das vezes peça para ação,
nos gêneros de aventura e guerra.
Há, daí, filmes sobre aviões no deserto, que mesclam desespero e
ação, como "O Paciente Inglês" e
este "O Vôo da Fênix".
Em ambos os casos temos
aviões espatifados em areias desérticas, mas a imagem do C-119
mergulhado no deserto de Góbi
ilustra melhor os caminhos adotados pelo diretor (expert em
aviação) de "O Vôo da Fênix",
longa que não vai no rastro do
dramalhão "O Paciente Inglês",
mas do humor e adrenalina de
"Air America - Loucos pelo Perigo", com Mel Gibson, e da tensão
dos filmes-catástrofe como "Vivos - O Milagre dos Andes".
Não estamos numa releitura
desses filmes, então, mas sim numa obra pilotada pelo diretor
John Moore que capta semelhanças com eles. A história ilustra isso
melhor. Um avião é enviado à
Mongólia para retirar o pessoal de
uma empresa petrolífera que decretou inviável continuar prospectando no local. Fecham-na a
contragosto da equipe, e os conflitos já começam em terra, com o
piloto Frank Towns (Dennis
Quaid) fazendo a lei de embarque
ali. Levantam vôo e enfrentam
uma tempestade de areia, forçando um pouso no meio do nada,
com morte e ferimentos. Até o
mergulho do avião na areia, já tivemos pop-country embalando a
sua chegada à base, tensão, morte
explícita, tudo isso com posições
de câmera e montagem distintas.
São nessas e outras que surgem
problemas, como numa outra seqüência de morte, na qual uma
câmera lenta é acompanhada por
uma world music comum a cenas
de ação. Ainda assim, há um personagem-síntese do filme, Elliot
(Giovanni Ribisi) que parece porta-voz dos desejos cinematográficos do diretor. Esquisito, Elliot será pateta numa cena, genial em
outra, mais tarde psicótico, para
inacreditavelmente soltar uma
piada em meio a um conflito.
É dele a idéia de construírem
um avião a partir do que sobrou
do outro. O maluco acredita que
fará dos destroços algo como uma
fênix, a ave mitológica que renasce das cinzas. Ele unifica as pessoas que até então brigavam e
chefia este empreendimento simbólico com punho de aço. Grande
ilustração que Elliot faz sobre os
estilos múltiplos de "O Vôo da Fênix", assumindo o papel de seu
criador, John Moore, como o diretor amante de aviões comandando sua equipe no deserto.
O Vôo da Fênix
Flight of the Phoenix
Direção: John Moore
Produção: EUA, 2004
Com: Dennis Quaid, Tyrese Gibson
Quando: a partir de hoje nos cines
Penha, Shopping D e circuito
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