São Paulo, sexta-feira, 04 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Especial traz lado afetivo e legal da adoção

CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem ainda acredita que a adoção seja simplesmente o ato de preencher a lacuna provocada pela ausência de filhos biológicos, a série "Histórias de Adoção", que o canal Discovery Health exibe a partir de hoje, é uma boa oportunidade para rever esse conceito.
O programa terá capítulos semanais de 30 minutos, sempre às sextas-feiras. As histórias narram os desafios enfrentados por famílias dos EUA, da Coréia e da Guatemala, entre outros países, que decidiram partir para a adoção, mostrando as etapas legal e emocional desse processo.
Vencedora do Prêmio Emmy de 2004, a série conta na sua estréia a história da família Taubman-Walker, de San Francisco (EUA). Juntos há 13 anos, os homossexuais Mark, 43, e Todd, 46, assumiram a custódia de dois meninos negros, filhos de pais drogados, que precisavam de atenção em razão de déficit cognitivo.
A história do casal gay consegue reunir elementos que contrastam com a realidade brasileira. No país, casais homossexuais não são autorizados a adotar crianças. Eles têm contornado a proibição com um dos parceiros assumindo sozinho, perante a lei, a responsabilidade da adoção.
Outra diferença entre os dois países é no quesito preferência. Mais de 80% dos casais brasileiros habilitados à adoção querem bebês brancos, com menos de um ano de idade, situação inversamente proporcional à demanda existente. Se estivessem no Brasil, provavelmente os meninos adotados por Mark e Todd ainda estariam internados em abrigos, como estão cerca de 20 mil crianças.
Com forte apelo emocional, a história do casal ensina que é preciso aceitar a adoção como uma possibilidade de vinculação -legal e afetiva-, que não depende da gestação, do sexo, da cor ou da idade, mas da convivência e do amor disponível para essa relação. Como, aliás, acontece com os filhos biológicos.


Histórias de Adoção
Quando:
hoje, às 13h30 e às 21h30, no Discovery Health


Texto Anterior: "Ladrão de Diamantes": Filme-brinquedo combina casamento com ilusão do roubo
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: O primeiro golpe contra o golpe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.