São Paulo, sábado, 04 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Lestrade faz o verdadeiro filme de tribunal

LEONARDO CRUZ
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Em 7 de maio de 2000, Mary Ann Stephens foi morta com um tiro na cabeça, à queima-roupa, por um jovem negro, no hotel onde estava hospedada em Jacksonville (Flórida). Horas depois, a polícia americana prendeu Brenton Butler, jovem negro, que foi identificado pelo marido da vítima e assinou a confissão do crime.
Essa foi a descrição do caso apresentada pela promotora no início do julgamento de Butler, em que a acusação pedia prisão perpétua. Nada mais justo, não?
Não. O que parecia um caso corriqueiro do sistema judicial tornou-se exemplo dos equívocos e abusos da estrutura policial americana, graças ao advogado de defesa Patrick McGuinness. E tornou-se também um virtuoso documentário, vencedor do Oscar em 2002, graças ao jornalista Jean-Xavier de Lestrade.
Aos fatos: o documentário "Murder on a Sunday Morning" acompanha o julgamento de Butler e a reconstituição, por McGuinness, do crime e da conseqüente investigação policial.
Astro do filme, McGuinness desmonta a tese da promotoria, mostrando que a descrição que o marido da vítima fez do assassino (negro, entre 20 e 25 anos, alto e magricela) não bate com o perfil do réu (negro, 15 anos, baixinho e parrudo). E traz evidências de que a polícia de Jacksonville prendeu o primeiro negro que encontrou pela frente e o forçou a confessar. Butler virou, como o título francês do filme, "o culpado ideal".
Autor da elogiada série "Morte na Escadaria", o francês Lestrade é um especialista em documentários sobre tribunais e conduz este filme em ritmo de suspense. E seus personagens ajudam: além de McGuinness, desenvolto como Charles Laughton em "Testemunha de Acusação", o réu, sua família e os policiais do caso são tão interessantes que parecem saídos de uma obra de ficção. O problema é que é tudo verdade.


"Murder on a Sunday Morning"
Quando:
na madrugada de hoje para amanhã, à 0h30, no GNT


Texto Anterior: Artes plásticas: Coletânea retrata São Paulo pelos desenhos de Vincenzo Scarpellini
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.