São Paulo, sexta-feira, 04 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Diretor de "Super Size Me" cita São Paulo em filme

Documentário de Morgan Spurlock sobre o mercado publicitário foi exibido no TED, evento da Califórnia

Longa traz imagens de ruas de São Paulo antes e depois da Lei Cidade Limpa, que impede a colocação de outdoors

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A LONG BEACH

Morgan Spurlock, o documentarista que registrou sua dieta suicida de McDonald's em "Super Size Me" (2004), apresentou trechos de seu novo trabalho anteontem, no qual examina o mercado da publicidade e cita São Paulo.
A exibição integrou a programação do TED, evento anual de conferências na Califórnia que reúne especialistas das mais variadas áreas (a sigla significa Tecnologia, Entretenimento e Design).
"POM Wonderful Presents: The Greatest Movie Ever Sold" (POM apresenta: o melhor filme já vendido) é um "metadocumentário" sobre o diretor tentando financiar seu próprio filme com a inserção de produtos ou venda de espaços.
A cidade de São Paulo apareceu rapidamente na apresentação, com uma cena de antes da Lei Cidade Limpa, que entrou em vigor em 2007, e depois, sem outdoors, como exemplo da influência da propaganda na vida das grandes cidades.
O trecho foi bastante aplaudido pelo público do TED, evento criado nos anos 1980 e que tem como curador Chris Anderson, ex-editor de revistas de tecnologia.
Em outra parte do filme, Spurlock aparece numa reunião com publicitários de um desodorante e apresenta várias cenas nas quais o produto poderia ser inserido.
"Como vocês descreveriam o desodorante?", pergunta Spurlock, tentando pensar em outras passagens.
Os executivos se entreolham em silêncio, sem saber o que dizer.
"Entender a própria marca é um problema universal", diz o diretor.
Como parte da estratégia de divulgação do filme, o próprio nome da sua palestra no TED foi colocado à venda no site de leilões eBay e comprado por uma empresa de tecnologia por US$ 7.100 (cerca de R$ 12 mil).
Outra diretora que passou pelo TED ontem foi Julie Taymor, dos longas-metragens "Across the Universe" (2007) e "Frida" (2002).
Ela mostrou trechos dos seus dois novos trabalhos, o filme "The Tempest", com Helen Mirren, e a peça da Broadway "Spider-Man: Turn Off the Dark", agendada para estrear em março.
Taymor não falou muito sobre o projeto da Broadway, que vem sendo adiado por conta de acidentes e críticas negativas, mas afirmou que o espetáculo ainda está num momento de "intensa transformação criativa".
"Qualquer pessoa que faz arte sabe quando ainda não chegou lá", disse ao público do TED.


Texto Anterior: Última Moda - Vivian Whiteman, em Milão: Milão em pé de guerra
Próximo Texto: Fatboy Slim abre noites eletrônicas no Carnaval
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.