São Paulo, Quinta-feira, 04 de Março de 1999
Texto Anterior | Índice

QUADRINHOS
Direitos estavam em disputa legal entre diversos estúdios
Sony e Marvel anunciam filme e seriado do Homem-Aranha

ALEXANDRE MARON
da Reportagem Local

A Sony Pictures Entertainment e a Marvel Enterprises anunciaram na última segunda acordo para produzir filmes e uma série para a TV sobre as histórias em quadrinhos do Homem-Aranha, ainda sem data de lançamento definida.
A Marvel publica a revista do personagem nos EUA. A Sony produz, por meio da Columbia Pictures, filmes como "Homens de Preto" e seriados como "O Quinteto".
Com o acordo, a Sony terá os direitos de comercialização do filme, e a Marvel, que controla uma fábrica de brinquedos, fará bonecos.
Os direitos para um filme do Homem-Aranha estavam em julgamento desde 1993, numa confusão que envolvia diversos estúdios e direitos para a TV da Viacom.
A Marvel fez o primeiro acordo para um filme do personagem em 1985 com a extinta Cannon, que faliu e passou os direitos a 21st Century. Essa última vendeu direitos para vídeo à Sony e de exibição em TV à Viacom. Mas, falida, a empresa teve o seu espólio adquirido pela MGM.
Em 91, a Carolco, que também faliu, comprou os direitos da Marvel e chegou a pagar ao diretor James Cameron US$ 3 milhões para desenvolver um roteiro.
Assim, em 1993, Sony, MGM e a Viacom lutavam pelos direitos de produção do filme.
No ano passado, após sair de uma concordata, a Marvel decidiu resolver os problemas legais para que o longa-metragem fosse finalmente produzido.
Com o acordo anunciado, a última empresa em litígio é a Viacom, mas os analistas desse mercado consideram o problema próximo de uma resolução.


Texto Anterior: Cinema: MostraRio e Rio Cine são fundidos num único festival
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.