São Paulo, terça-feira, 04 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÁDIO
Smiths "chegou" ao Brasil em 84

KID VINIL
especial para a Folha

Em maio de 1983, os Smiths surgiram com o single "Hand in Glove" e viraram a grande promessa do rock inglês. Em outubro daquele ano, lançavam o single "This Charming Man". Entraram para a história. Single da semana para as bíblias pop "New Musical Express" e "Melody Maker". A melhor banda da Inglaterra para a revista "Time Out". Daí...
No Brasil, a primeira rádio a tocar Smiths foi, por incrível que pareça, a Antena 1 FM, onde eu apresentava um programa chamado "New Beat", aos domingos à tarde. Era 1984.
Começou-se então a criar uma "smithsmania" por aqui. A razão do grande sucesso dos Smiths era a química criada entre música e poesia.
Os reflexos no rock nacional da época vieram imediatamente. A Legião Urbana que o diga.
Não demorou para os Smiths se tornarem a banda mais pedida em meu programa. As canções mais executadas eram "Hand in Glove" e "What Difference Does It Make".
Os Smiths eram os campeões dos singles. Lembro-me de que as cópias importadas desses singles, quando chegavam da Inglaterra, eram disputadas a tapas na Bossa Nova (loja de música alternativa da época, situada no centro de São Paulo, cuja especialidade era Smiths).
Em 1986, veio o álbum "The Queen Is Dead, e eu entrei na rádio 89 FM. Nessa época, os Smiths acabaram se tornando a banda mais pedida de toda a programação. Não havia um horário em que eu não programasse uma música dos Smiths, sem contar os especiais de meia ou até uma hora.
O que ficou de positivo foi fazer dos Smiths uma das bandas mais pedidas de toda a programação da 89 FM durante vários anos e incentivar outras rádios a tocarem suas canções.


Kid Vinil foi radialista, tocou Smiths primeiro e hoje é gerente artístico da gravadora Trama


Texto Anterior: Show - Curitiba 1º/4: Morrissey é atacado por flores e revida com lirismo
Próximo Texto: Poesia paulistana: Giorgetti compõe retrato de uma geração em "Uma Outra Cidade"
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.