São Paulo, terça-feira, 04 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


"O Chacal" esvazia-se sem De Gaulle

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

As boas histórias existem em um momento e em um lugar determinados. De que adiantaria refazer "M - O Vampiro de Dusseldorf" fora da Alemanha pré-nazista, por exemplo? Mas, feito lá, o filme permanece forte até para quem não sabe o que venha a ser nazismo.
"O Dia do Chacal", de Fred Zinnemann, foi uma ficção sobre um atentado ao presidente Charles de Gaulle. E foi mesmo ficção? Estávamos no começo dos anos 1960, De Gaulle tirara a França da Argélia, um setor dos militares vivia planejando sua morte.
"O Chacal" (TC Action, 22h) retoma mais ou menos a mesma história. Mas não há De Gaulle como alvo. Então temos apenas uma história sem alma. A vítima é uma invenção qualquer. Então não há drama. E a direção é de Michael Caton-Jones, isto é, não é nada.

TV ABERTA

O Reino Secreto
Record, 15h30.
(The Secret Kingdom). EUA, 1995, 89 min. Direção: David Schmoeller. Com Billy Jamieson. Garoto convence os irmãos adolescentes a investigar sua história, segundo a qual existiria uma cidade em miniatura sob a pia da cozinha. Eles vão ver, e a cidadezinha existe mesmo. Pior: eles são transportados para esse minimundo cheio de perigos.

Procurando por Lola
Globo, 15h45.
(Macarena). EUA, 1998, 100 min. Direção: Boaz Davidson. Com Mark Kassen. Comédia sobre casal que leva a vida fingindo uma riqueza inexistente até o dia em que, cessando a farsa, descobrem os próprios sentimentos.

Jet Li contra o Tempo
SBT, 22h30.
(Cradle 2: The Grave). EUA,2003, 99 min. Direção: Andrzej Bartkowiak. Com Jet Li. O ladrão Tony tem a irmã seqüestrada após praticar um formidável roubo de diamantes (e ser roubado em seguida). Chantageado, ele terá a ajuda de um policial de Taiwan (Jet Li), que deseja acertar as contas com o seqüestrador. Mais um que abre a clicheria.

Intercine
Globo, 1h25.
Para terça, os candidatos são "A Musa" (1999, de Albert Brooks, com Albert Brooks, Sharon Stone) e "O Alvo Principal" (2000, de Armand Mastroianni, com Daryl Hannah, Doug Savant).

Competição de Destinos
SBT, 2h45.
(American Flyers). EUA, 1985, 112 min. Direção: John Badham. Com Kevin Costner, David Marshall, Rae Dawn Chong. Dois irmãos que há séculos competem entre si se encontram para disputar corrida de bicicletas. Será a ocasião para uma confrontação mais profunda do que esperavam. Não é máximo, mas também não é o mínimo.

O Vento e o Leão
Globo, 3h05.
(The Wind and the Lion). EUA, 1975, 118 min. Direção: John Milius. Com Sean Connery, Candice Bergen, Brian Keith. Na virada do século (19 para o 20), no Marrocos, um xeque revoltoso (Connery) rapta uma mulher americana (Bergen) e filhos. O presidente dos EUA Teddy Roosevelt (Keith) toma suas providências. Filme político, no sentido em que toma partido, claramente, pelo intervencionismo e pela defesa bélica dos valores americanos. Mas Milius não é um primata, e sim um pensador de direita, que procura expor os motivos da atitude de Kennedy e da América. Belo filme. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! PSDB é Prefeito Serra Deu o Bolo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.