São Paulo, sexta, 4 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACONTECE NO RIO
Romance de Nelson Rodrigues recebe adaptação para o palco, que entra em cartaz hoje na cidade
Abujamra estréia versão de 'O Casamento'

CRISTINA GRILLO
da Sucursal do Rio

A visão do diretor Antonio Abujamra para o universo cheio de perversões, fantasias e conflitos de Nelson Rodrigues estréia hoje à noite no Rio, com a encenação de ``O Casamento''.
A peça, apresentada no mês passado em Curitiba, foi um dos sucessos do festival de teatro da cidade. A adaptação do romance para o palco preservou elementos fundamentais da história de Nelson Rodrigues -principalmente o humor sarcástico, irônico.
``A idéia é dar uma leitura tragicômica do texto. O romance tem todas as paixões incestuosas, todos os conflitos da obra de Nelson, e nossa intenção foi buscar a comédia dentro do que poderia ser só uma tragédia'', explica João Fonseca, que divide a direção com Abujamra e que interpreta o papel de Sabino na encenação.
A história de ``O Casamento'', escrita em 1964, reúne todos os elementos dos romances rodriguianos. No Rio dos anos 60, Sabino Uchoa Maranhão, rico proprietário de uma imobiliária, se prepara para o casamento de Glorinha, sua filha caçula e predileta.
Na véspera da cerimônia, Sabino é chamado pelo ginecologista da família, dr. Camarinha, que lhe conta ter visto seu futuro genro, Teófilo, beijando seu assistente, José Honório, na boca.
A revelação é o ponto de partida para o surgimento de uma série de conflitos, confissões e atitudes contraditórias de Sabino -até então o tradicional ``homem de bem'', dedicado à mulher, Maria Eudóxia, e às quatro filhas.
Para Abujamra, a peça ``tem todo tipo de sacanagem: homem com homem, mulher com mulher, pai com filha, mãe com filho''.
Mas a intenção não é chocar, abusando de tons dramáticos que a história possa ter. Abujamra e Fonseca optaram por uma encenação ágil e engraçada.
``Na estréia em Curitiba, tivemos receio de que a platéia se escandalizasse, mas o lado escatológico foi visto como humor e não como agressão'', diz Fonseca.
Em cena, foram colocadas 16 cadeiras vermelhas e seis peças vazadas, simulando vitrais, criando uma espécie de igreja onde transcorre a encenação.
``O Casamento'' tem um elenco de 25 atores e é o segundo trabalho da dupla Abujamra-Fonseca. Antes, já haviam dirigido ``Exorbitâncias'', com 64 atores.

Peça: O Casamento Autor: Nelson Rodrigues Direção: Antonio Abujamra e João Fonseca Onde: teatro Dulcina (r. Alcino Guanabara, 17, Cinelândia, centro do Rio, tel.: 021/240-4879) Quando: estréia hoje, às 21h; sáb, às 21h, e dom, às 20h; a partir da próxima semana, sessões qui e sex, às 19h Quanto: R$ 10

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã