|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Moreau é o único atrativo do invertebrado 'O Regresso'
JOSÉ GERALDO COUTO
especial para a Folha
Ismail Merchant, o produtor britânico que costuma ser parceiro do
cineasta James Ivory (``Vestígios
do Dia''), aventura-se de vez em
quando na direção.
É o caso deste ``O Regresso'', que
conta a história de Adrienne Mark
(Jeanne Moreau), uma velha escritora francesa de origem judaica
que se desfaz de seu apartamento
em Nova York e volta para Paris
depois de décadas de exílio mais
ou menos voluntário.
Adrienne tenta comprar de volta
a casa que foi de sua mãe, morta
pelos nazistas durante a ocupação
da França. Seu retorno à velha casa
tem o sentido de uma volta ao passado, em que tem presença central
o padrasto colaboracionista.
Merchant aparentemente não
confiou na força desse argumento
e resolveu ``reforçá-lo'' com o
acréscimo de um sem-número de
tramas paralelas.
Numa dessas tramas, uma bela e
vulgar produtora norte-americana
(Sean Young) quer realizar uma
refilmagem de um clássico baseado em romance de Marienne.
As relações entre a velha escritora, representante de uma antiga
cultura humanista européia, e a jovem produtora, representante do
mais grosseiro pragmatismo
hollywoodiano, poderia render
um bom filme.
O problema é que Merchant demonstra não ter a menor noção de
unidade e economia estéticas. A
única operação que ele parece conhecer é a adição.
Personagens, situações, cenas,
estilos -tudo vai se amontoando
desordenadamente, e o resultado é
uma mixórdia sem densidade, sem
clareza e sem emoção.
Aliás, Merchant é daqueles cineastas que, à falta de paixão verdadeira, tentam insuflar a emoção
por meio de um uso abusivo de
música melosa.
Para não dizer que o filme é nulo,
há a presença agradável de Jeanne
Moreau, que parece ter dirigido a
si própria.
Pensando bem, uma estrela é até
uma cotação generosa para esse cinemão invertebrado.
Filme: O Regresso (The Proprietor)
Produção: Inglaterra/EUA, 1995
Direção: Ismail Merchant
Com: Jeanne Moreau, Sam Waterson, Sean
Young, Nell Carter
Quando: a partir de hoje no Cinearte 2
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|