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França investe no mercado brasileiro
especial para a Folha
A França está com dois pés no
mercado brasileiro de livros digitais. Já em operação comercial, a
e-editora 00h00 -sediada em Paris e no site www.00h00.com-
aproveita a Bienal do Livro para
apresentar a face de seu site em
português e convidar editores locais à parceria.
Fruto de contatos realizados na
Feira do Livro de Frankfurt, em
98, a versão lusófona da editora
00h00 conta com 35 títulos à venda, originalmente publicados em
papel por editoras brasileiras como a Record (livros de Betty Milan), a Vozes (Leonardo Boff) e a
34 (Isaías Pessotti); e portuguesas,
como a Caminho (sete títulos do
Prêmio Nobel de Literatura José
Saramago). Há, ainda, autores
moçambicanos, como Mia Couto
e Craveirinha.
Bruno de Sá Moreira, 33, francês filho de brasileiro, abriu o site
em francês há dois anos, após deixar a tradicional editora Flammarion. Nessa língua, comercializa
cerca de 500 títulos em todas as
áreas, de editoras como Gallimard e Hachette. Publicou 30 autores inéditos, selecionados pelaprópria editora 00h00: "Não fazemos "vanity press", ou livros de
auto-edição", esclarece Moreira.
Tendo avançado acordos com
parceiros tecnológicos como Microsoft, a 00h00 comercializa arquivos em vários formatos. Na face em português, já é possível adquirir um livro de Saramago para
leitura em Rocket-Book. Outro
diferencial é a oferta de preço menor para leitura apenas em tela
(metade do valor da opção para
impressão doméstica). O site fornece preços em francos franceses
e deve implantar em breve tabelas
em dólar americano.
Em relação ao mercado francês,
os livros da 00h00 ficam de 30 a
80% mais em conta que nas versões encadernadas. "A Águia e a
Galinha", de Boff, custa cerca de
R$ 8 na versão de tela, 50% do
preço do volume nas livrarias.
"Temos confiança no sucesso
do site no Brasil, porque o país é
muito grande e tem dificuldades
de distribuição física, poucas livrarias e uma população jovem e
aberta às novas tecnologias, sem a
"religião do papel" de outros lugares", diz Sá Moreira.
Além de um design elegante e
da facilidade de navegação, a editora 00h00 franqueia trechos e sumários dos livros, resenhas publicadas na imprensa e comentários
de leitores, além de trazer links relacionados aos temas dos volumes e fóruns de discussão. Vende
também contra o envio de cheques, mas principalmente no próprio site, por cartão, "já que o
comprador de Internet não quer
esperar nem uma hora pela mercadoria", diz Sá Moreira.
(AM)
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