São Paulo, quinta-feira, 04 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França investe no mercado brasileiro

especial para a Folha

A França está com dois pés no mercado brasileiro de livros digitais. Já em operação comercial, a e-editora 00h00 -sediada em Paris e no site www.00h00.com- aproveita a Bienal do Livro para apresentar a face de seu site em português e convidar editores locais à parceria.
Fruto de contatos realizados na Feira do Livro de Frankfurt, em 98, a versão lusófona da editora 00h00 conta com 35 títulos à venda, originalmente publicados em papel por editoras brasileiras como a Record (livros de Betty Milan), a Vozes (Leonardo Boff) e a 34 (Isaías Pessotti); e portuguesas, como a Caminho (sete títulos do Prêmio Nobel de Literatura José Saramago). Há, ainda, autores moçambicanos, como Mia Couto e Craveirinha.
Bruno de Sá Moreira, 33, francês filho de brasileiro, abriu o site em francês há dois anos, após deixar a tradicional editora Flammarion. Nessa língua, comercializa cerca de 500 títulos em todas as áreas, de editoras como Gallimard e Hachette. Publicou 30 autores inéditos, selecionados pelaprópria editora 00h00: "Não fazemos "vanity press", ou livros de auto-edição", esclarece Moreira.
Tendo avançado acordos com parceiros tecnológicos como Microsoft, a 00h00 comercializa arquivos em vários formatos. Na face em português, já é possível adquirir um livro de Saramago para leitura em Rocket-Book. Outro diferencial é a oferta de preço menor para leitura apenas em tela (metade do valor da opção para impressão doméstica). O site fornece preços em francos franceses e deve implantar em breve tabelas em dólar americano.
Em relação ao mercado francês, os livros da 00h00 ficam de 30 a 80% mais em conta que nas versões encadernadas. "A Águia e a Galinha", de Boff, custa cerca de R$ 8 na versão de tela, 50% do preço do volume nas livrarias.
"Temos confiança no sucesso do site no Brasil, porque o país é muito grande e tem dificuldades de distribuição física, poucas livrarias e uma população jovem e aberta às novas tecnologias, sem a "religião do papel" de outros lugares", diz Sá Moreira.
Além de um design elegante e da facilidade de navegação, a editora 00h00 franqueia trechos e sumários dos livros, resenhas publicadas na imprensa e comentários de leitores, além de trazer links relacionados aos temas dos volumes e fóruns de discussão. Vende também contra o envio de cheques, mas principalmente no próprio site, por cartão, "já que o comprador de Internet não quer esperar nem uma hora pela mercadoria", diz Sá Moreira. (AM)



Texto Anterior: Xerox defende direitos autorais
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.