São Paulo, quinta-feira, 04 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário devia cair na Fuvest

da Reportagem Local

O documentário "The Filth and the Fury", do cineasta Julien Temple e sobre a impagável banda punk Sex Pistols, devia ser matéria obrigatória nas aulas de história em qualquer lugar do planeta. Devia cair na Fuvest.
O filme é excelente para os que se interessam pela trajetória única da banda de Joãozinho Podre e de Sid Viciado, mas tem bala para atrair quem está a fim de testemunhar como se deu a mais marcante explosão da música pop no século, culturalmente, socialmente e vários outros "mente", que abarcam revolução de estilo, estratégia de marketing e mais.
Julien Temple, profundo conhecedor da revolução pistoniana, bota os hoje senhores Johnny Rotten, Glen Matlock e Paul Cook, com o rosto escondido pela contraluz, para contar eles mesmos suas histórias.
Intercaladas com os depoimentos, vêm impressionantes e raras cenas inéditas da banda que escreveu seu nome nos anais do rock com apenas pouco mais de dois anos de vida e um só disco gravado.
É tudo verdade em "The Filth and the Fury". Das cenas dos trabalhadores oprimidos ingleses se digladiando com a polícia da rainha nas ruas de Londres às destruidoras sequências dos primeiros shows dos Pistols, até a fatal turnê americana.
"The Filth and the Fury" é de emocionar e dá para listar passagens infinitas: as assinaturas de contrato e a posterior expulsão das gravadoras; o divertido programa de horário nobre da TV inglesa que os tradicionais cidadãos da época não ousaram comentar no chá das cinco no dia seguinte nem nunca; a raríssima e longa entrevista com Sid Vicious falando que vai parar com as drogas; Johnny Rotten narrando uma briga com a professora por causa de Shakespeare, "um merda".
O documentário é exemplar ao revelar a verdadeira medida da importância de uma banda, que não é a popularidade de sua música, mas sim a dimensão da lenda que ela se torna.


Avaliação:     

Texto Anterior: Punk: Sid Vicious pode ter cometido suicídio
Próximo Texto: Teatro: Carles Santos reinventa música de Bach na peça "La Pantera..."
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.