São Paulo, sábado, 04 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Raphael Falavigna/Folha Imagem
FLORES
Hoje é o último dia da havaiana Lyanna Tumaneng em São Paulo; ela veio ao Brasil para divulgar a cultura de seu país e achou o trânsito da cidade "impressionante"; Miss Kauai, Lyanna, que costuma nadar em mar aberto, participa em junho do concurso de Miss Havaí

Partículas

Os automóveis de São Paulo estão emitindo cada vez menos gases tóxicos. De 1997 para cá, a emissão de monóxido de carbono (CO) caiu 15,8%, a de hidrocarboneto (HC), 15,2% e a de óxidos de nitrogênio (NOx), 21,4%.

A redução dos índices de emissão de gases -graças à instalação de catalisadores nos canos de descargas dos carros- foi verificada por um estudo coordenado por Emilio La Rovere, chefe do Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente da Coppe, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

La Rovere comemorou o resultado, mas acha que é possível fazer mais. "É preciso incluir a verificação da emissão de gases nas vistorias anuais dos veículos em todo o país." A verificação atualmente só é feita no Rio.

DE VOLTA
O governo brasileiro está tomando a iniciativa de procurar diversos países para assinar tratados para trocas de informações nas áreas de lavagem de dinheiro, sonegação e narcotráfico. O alvo do Ministério da Justiça e do Itamaraty são as Ilhas Virgens Britânicas, ilhas de Jersey, Ilhas Cayman, Liechtenstein, Andorra e Panamá. Hoje, de acordo com o ministério, só existe acordo com os EUA.

Os tratados vão prever o repatriamento, para o Brasil, de dinheiro depositado irregularmente no exterior.

GUILHOTINA
O banco Santander, que ontem reduziu a recomendação de compra de títulos brasileiros, foi notícia no "Le Monde" francês com a informação de que vai cortar 5.000 postos de trabalho na América Latina -inclusive no Brasil.

A assessoria do banco diz que é tudo "especulação". O grupo, em 2001, teve lucro extraordinário no país: R$ 1,3 bilhão.

NO PALCO
O Ibope vai colocar de novo o nome de Enéas nas pesquisas eleitorais. O instituto achava que o pré-candidato tinha desistido da disputa, até que ele apareceu entusiasmado no programa de Jô Soares. Nas últimas sondagens em que seu nome estava na lista, Enéas conseguiu 2% dos votos.

ACM
Ao chegar na casa de Gilberto Gil, quarta-feira, para seu encontro com representantes da MPB, Lula deparou-se com canapés, pastinhas e carpaccios. "Achei que ia ter acarajé", disse, em tom de brincadeira.

ESPUMA
Foi bem brasileira a comemoração dos executivos da Ambev que estavam na Argentina fechando a associação com a Quilmes. Depois da conclusão do acordo, na terça, Victório de Marchi, co-presidente do Conselho de Administração da AmBev, Milton Seligman e João Castro Neves foram à pizzaria Romário tomar uma Brahma.

FLASH
Renée Castrucci, da Marilyn, vai estrelar a campanha mundial da Emporio Armani. Pela segunda vez consecutiva.

ESCUDO
A Sociedade Brasileira de Dermatologia e o governo de SP lançam no final do mês um filtro solar com fator de proteção 12, que será distribuído gratuitamente na rede pública de saúde. O produto protege contra os raios solares que causam o câncer de pele. A SBD quer levar a iniciativa para outros Estados.

IBOPE
O "talk show" "Catarina.com", da rede SIC, em Portugal, mostrou no sábado passado uma reportagem sobre a atriz portuguesa Maria João, que interpreta na novela "O Clone" a jornalista Amália. O share do programa foi de 42%, quando o usual é 32%. O drama global é exibido na terrinha pela SIC.

RAÍZES
Com o nome de "A Árvore Genealógica da Música Brasileira", o músico Guga Stroeter e a pesquisadora Elisa Mori organizaram um livro sobre as origens da música do Brasil. Tom Zé, por exemplo, escreve sobre a Tropicália. O livro deve ser lançado no segundo semestre.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
E FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

É hoje a abertura da terceira edição da Temporada de Projetos 2002 do Paço das Artes, com exposição dos artistas selecionados Carlos Pires e Edney Antunes, às 12h.
A atriz Wanda Stefânia apresenta hoje o monólogo "Caminheira", sobre a vida da poeta Cora Coralina, com direção de Clarisse Abujamra, às 20h, no Sesc Santo Amaro.
Estréia hoje o musical "A Borboleta sem Asas", de Carlos Alberto Soffredini, às 16h, no TBC.
A jornalista Erika Palomino conversa hoje com o público, a partir das 17h, sobre o livro "A Moda", no estande da Publifolha na Bienal do Livro.
O pianista Tadeu Duarte se apresenta amanhã na série "Um Mundo Chamado Brasil", às 11h, no Museu da Casa Brasileira.



Texto Anterior: Filmes e TV paga
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: ‘Desejos’ sobe no Ibope e tira Globo do sufoco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.