São Paulo, sábado, 04 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Dossiê de Odessa
Rede TV!, 14h15.

(The Odessa File). EUA, 1974, 128 min. Direção: Ronald Neame. Com Jon Voight, Mary Tamm, Maria Schell. Jornalista busca, na Alemanha, ex-chefe de campo de concentração nazista.

Teoria da Conspiração
SBT, 14h30.

(Conspiracy Theory). EUA, 1997, 129 min. Direção: Richard Donner. Com Mel Gibson, Julia Roberts. O taxista Gibson desenvolve diversas teorias conspiratórias. Um belo dia uma de suas teorias mostra fazer sentido.

Quando É Preciso Ser Homem
Rede TV!, 16h30.

(Soldier Blue). EUA, 1970, 109 min. Direção: Ralph Nelson. Com Candice Bergen, Peter Strauss, Donald Pleasence. Embora tenha sobrevivido a um ataque dos índios, Bergen é pouco imbuída dos valores americanos e testemunhará massacre de índios pelo Exército.

Marcas do Silêncio
Record, 21h45.

(Bastard Out of California). EUA, 1996, 97 min. Direção: Anjelica Huston. Com Jennifer Jason Leigh, Christina Ricci, Jena Malone. Mãe solteira consegue um bom casamento após dar à luz sua filha. O marido morre. Depois de tempos difíceis, casa outra vez, com um homem violento.

Paixão Perdida
Cultura, 22h.

Brasil, 1998, 91 min. Direção: Walter Hugo Khouri. Com Antônio Fagundes, Mylla Christie, Maitê Proença. A infância de Marcelo, personagem-chave de Khouri. Aqui, ele é o menino traumatizado pela morte da mãe que se consola com as atenções da enfermeira.

Destinos Cruzados
Globo, 23h15.

(Random Hearts). EUA, 1999, 133 min. Direção: Sydney Pollack. Com Harrison Ford, Kristin Scott Thomas. Ford perde a mulher que viajava a negócios num acidente aéreo. Kristin perde o marido no mesmo acidente. Fuça daqui, fuça dali, descobre-se que os dois cônjuges estavam tendo um caso amoroso.

Nó na Garganta
SBT, 23h45.

(The Butcher Boy). Irlanda, 1997, 109 min. Direção: Neil Jordan. Com Eamonn Owens, Stephen Rea. Sinead O'Connor. Filho de mãe depressiva e pai alcoólatra faz seu aprendizado do mundo, que se mostrará não menos adverso.

Hazard, o Mutante Biológico
Bandeirantes, 0h.

(Bio Hazard 2). EUA, 1994, 90 min. Direção: Steve Lathshaw. Com Steve Zurk, Susan Fronsoe, Tom Ferguson. A engenharia genética cria ser poderosíssimo, capaz de resistir a qualquer hecatombe nuclear. Pequeno problema: com Hazard por perto (ele se alimenta de carne humana), quem precisa de bomba atômica?

Kazan
SBT, 1h50.

(Kazan). Canadá, 1994. Direção: Arnaud Sélignac. Com Jeff Fahey, Sophie Duez, Lorne Brass. Aventuras de um animal, metade cão, metade lobo, e suas dificuldades em vista do óbvio problema de identidade.

A Magia de Emmanuelle
Bandeirantes, 2h.

(Emmanuelle's Magic). França, 1992, 90 min. Direção: Francis Leroi. Com Sylvia Kristel, Marcella Walerstein. Uma das várias tentativas tardias de ressuscitar Emmanuelle (Kristel). Aqui, ela ajuda uma amiga a recuperar o marido. A julgar pelas audiências do Cine Privê nos últimos tempos, a magia de Emmanuelle continua surpreendentemente intacta.

Praga Infernal
Rede TV!, 2h20.

(Bug). EUA, 1975, 99 min. Direção: Jeannot Szwarc. Com Bradford Dillman, Joanna Miles. Em pequena cidade americana, terremoto libera do subsolo espécie de baratas mutantes assassinas.

Fronteiras da Violência
SBT, 3h30.

(The Border). EUA, 1982, 107 min. Direção: Tony Richardson. Com Jack Nicholson, Harvey Keitel, Valerie Perrine, Warren Oates. Problemas profissionais e pessoais de um policial, em meio à corrupção numa fronteira com o México.

A Teoria do Amor
Globo, 3h35.

(I.Q.). EUA, 1994, 95 min. Direção: Fred Schepisi. Com Meg Ryan, Tim Robbins, Walter Matthau. Robbins faz o mecânico que se apaixona pela cliente Ryan. Ela está comprometida com um famoso professor universitário. Mas ele tem a seu favor o tio dela. Ninguém menos do que Albert Einstein (Matthau) em pessoa. Comédia romântica acima da média.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Quando a arte se intromete no Oeste

André Bazin batizou "Os Brutos Também Amam" (Telecine Classic, 22h) como um metafaroeste. Não é bem um faroeste, mas um filme que toma o faroeste como tema e busca nobilitar este gênero popular.
George Stevens permite-se recorrer aos clichês mais clichês do cinema mudo (o pistoleiro de preto é mau; o de branco, bom), amparado na idéia de que sua épica da colonização do Oeste por simpáticos fazendeiros é dotada da grandeza que a épica dos homens modestos do Oeste não conteria.
Hoje seria mais fácil defini-lo como um faroeste bombado, seja pelas imagens hipertrabalhadas, seja pela música onipresente.
"Os Brutos" é clássico a ser reavaliado. É um caso de intromissão da "arte" onde ela nunca foi chamada a estar. (INÁCIO ARAUJO)

COPA

Árbitro brasileiro fala sobre a preparação para Mundial
O "Histórias do Esporte" (ESPN Brasil, 21h30) mostra a preparação do árbitro gaúcho Carlos Eugênio Simon, que vai apitar na próxima Copa do Mundo. Simon, que é jornalista e já apresentou um programa de TV, tem entre seus admiradores o escritor Luis Fernando Verissimo, um dos entrevistados do programa.

AVENTURA

Discovery estréia série sobre animais em extinção
O Discovery Travel estréia hoje, às 18h, a série "Nick e Sua Odisséia Selvagem", que acompanha o naturalista britânico Nick Baker em busca de animais perigosos ameaçados de extinção, como os tubarões-brancos. Ele procura saber por que as espécies estão em risco e qual a situação de seus ecossistemas.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.