São Paulo, domingo, 04 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Literatura digital tem futuro, mas não substituirá o papel, afirmam autores

DA REPORTAGEM LOCAL

Sim, a literatura on-line tem tudo para se tornar um sucesso -ainda que, hoje, não seja possível dizer como. Certo é que, mesmo com seu desenvolvimento, ela não vai acabar com as obras em papel.
Essa é a opinião dos autores que participaram do projeto We Tell Stories, em que se valeram de ferramentas digitais para contar histórias baseadas em livros clássicos. A Folha falou com eles por e-mail.
"Acho que há um futuro brilhante para a literatura digital, mas a idéia de que a nova mídia vai substituir tudo é um enorme engano", disse Matt Mason.
"Mesmo quando tivermos um laptop com a tela da densidade do papel, cujo conteúdo possa ser "virado" com um toque, como páginas, e que armazene 100 mil obras, o livro de papel ainda vai ser mais fácil de levar para a praia e ainda terá uma bateria mais durável."
A natureza tátil do livro também foi destacada. "A tecnologia de um livro é bastante robusta, muito mais do que a das mídias em áudio e vídeo. Por exemplo, você não pode colocar um CD na boca e imergir na música, mas você pode segurar um livro e mergulhar na história", disse o paquistanês Mohsin Hamid, que criou uma versão de "As Mil e Uma Noites" para We Tell Stories.
"As pessoas sempre vão amar a sensação de segurar um livro, algo que tem limites, que cria vida própria e tem alma", escreveu Charles Cumming.
"Os autores não vão ficar desempregados, mas talvez fique cada vez mais difícil para as editoras controlar o fluxo de conteúdo para plataformas digitais e lucrar com isso."
O casal Nicci French também fez uma defesa apaixonada. "O livro é uma daquelas invenções perfeitas. É barato, portátil, reutilizável. Você pode emprestá-lo, viver com ele, colocá-lo no bolso ou em uma estante. Ele preenche uma necessidade com perfeição." (MAC)


Texto Anterior: Escritores recriam clássicos on-line
Próximo Texto: Ana Paula Arósio, 32, tem filhas de 23, 22 e 19
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.