São Paulo, segunda, 4 de maio de 1998

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FILMES
INÁCIO ARAUJO

BLANKMAN: UM SUPER-HERÓI MUITO ATRAPALHADO
Bandeirantes, 13h. (Blankman). EUA, 1994, 96 min. Direção: Michael Binder. Com Damon Wayans, Robin Givens, David Alan Grier. Inventor obscuro decide combater a criminalidade utilizando os estranhos aparelhos que cria e trajando uma ceroula e uma máscara.

TRÊS SOLTEIRÕES E UM BEBÊ
SBT, 13h.
(Three Men and a Baby). EUA, 1987, 121 min. Direção: Leonard Nimoy. Com Tom Selleck, Steve Guttenberg, Ted Danson. Versão norte-americana do francês "Três Homens e um Bebê", sobre três playboys que, sem querer, adotam um bebê. Comédia que transpõe para os EUA, meio mal e porcamente, sentimentos e situações muito franceses, sem criar alguma especificidade. No mais, é só merchandising.

SKATES - NA PISTA DA MORTE Globo, 15h40.
(Gleaming the Cube). EUA, 1989, 104 min. Direção: Graeme Clifford. Com Christian Slater, Steven Bauer, Ed Lauter. Skatista (Slater) investiga a morte de seu irmão adotivo, um vietnamita, dado pela polícia como suicida.

ASSÉDIO SEXUAL
Globo, 21h55.
(Disclosure). EUA, 1994, 129 min. Direção: Barry Levinson. Com Michael Douglas, Demi Moore. Contratada para ser chefe de Michael Douglas, Demi não esquece que foram namorados um dia e trata de assediá-lo em tempo integral. Como ele não quer nada com ela, é despedido e o caso acaba na Justiça. Problema: embora seja possível, não é crível que Douglas esnobe Demi desse jeito. Inédito.

VIDAS PARALELAS
Record, 22h30.
(Parallel Lives). EUA, 1994, 105 min. Direção: Linda Yellen. Com James Belushi, James Brolin, LeVar Burton. Antigos colegas organizam uma reunião, para efeito de reencontro. Sai tudo ao contrário do que se imaginava. Não só as diferenças entre as pessoas são muitas, como acontece um assassinato. Elenco de apoio com nomes de arromba: Ben Gazzara, Liza Minnelli, Gena Rowlands e Lindsay Crouse. Feito para TV a cabo. Inédito.

SCOUT - O ACIDENTE
Bandeirantes, 22h40.
(Accidents). Austrália, 1988, 89 min. Direção: Gideon Amir. Com Edward Albert, John Cypher, Leigh Taylor-Young. Cypher rouba aparelho científico e o transforma em poderosa arma, que planeja vender a terroristas. "Thriller" que comentaristas estrangeiros consideram razoável. Inédito.

SEGREDOS DE FAMÍLIA
CNT/Gazeta, 23h15.
(Family Secrets). EUA, 96 min. Direção: Jack Hofsiss. Com Stefanie Powers, Maureen Stapleton. Na hora do luto, viúva e órfã tratam de passar a limpo sua vida em comum. É quando vêm à tona os segredos mencionados no título. Obscuro.

INTERCINE
Globo, 1h.
As propostas para hoje são "Papéis Trocados" (1994, de Michael Katleman, com Mel Harris, Peggy Lipton) e "007 contra Chantagem Atômica" (Inglaterra, 1965, de Terence Young, com Sean Connery, Claudine Auger).

DUPLA PAIXÃO
Bandeirantes, 2h50.
(Love Me Twice). EUA, 1996, 90 min. Direção: Eric Gibson. Com Monique Parent, Robert Davis. Advogado tem a missão de defender uma bela mulher acusada de assassinato. Ele descobre que a moça tem uma irmã gêmea, modelo, com antecedentes não muito recomendáveis. Mas, para elucidar a trama, terá de se envolver nesse universo turvo.

SEMPRE PARCEIROS
Globo, 3h20.
(Running Mates). EUA, 1992, min. Direção: Michael Lindsay-Hogg. Com Diane Keaton, Ed Harris, Ed Begley Jr. Harris é o candidato conservador a presidente dos EUA que, a horas tantas, apaixona-se por uma escritora que odeia política (Keaton), mas com história de vida pouco deglutível pelo eleitorado reacionário. Sátira política feita para TV a cabo, com dois ótimos atores e uma idéia que, a vida real tem mostrado, faz sentido nos EUA.

TV PAGA
A manteiga do "Último Tango'

da Redação

"O Último Tango em Paris" (Telecine 5, 2h10) entrou para a história do marketing, senão para a do cinema, por causa da "cena da manteiga".
Esse uso de um produto alimentar em um coito anal parece tão mais espantoso quanto maior se torna a influência norte-americana e cai a européia no Brasil.
À parte a imagem inesperada, o que espanta no filme de Bertolucci é que a paixão recusa a assepsia -idéia cara aos norte-americanos- e os limites.
É uma espécie de estado demencial, não muito diferente da fome. Há duas atualidades cruzadas no tango de Bertolucci. Uma, evoca o prazer. Outra, a fome propriamente dita, como a do Nordeste, como a do Brasil. Ambas, arrasadoras. (IA)



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