São Paulo, quarta-feira, 04 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exilada teme reconhecimento

DE LONDRES

Stara é um nome falso. A professora afegã asilada em Londres não quer ser identificada e evita ser fotografada de frente. Ela teme ser reconhecida pelo Taleban, milícia islâmica radical que governa o Afeganistão desde 1996.
Stara fugiu para o Reino Unido com seus três filhos depois que seu marido foi preso e torturado pelo Taleban e ela foi impedida de trabalhar por imposição dos governantes. Sua irmã ainda vive em Cabul, é médica e também não pode exercer a profissão.
A professora afegã conta que veio para Londres por ter ouvido falar que os britânicos tratam bem os refugiados. Seus filhos já estão indo à escola e dominam o inglês melhor do que a mãe.
Em seu passeio no projeto de Letícia Valverdes, Stara e os filhos andaram de barco pelo rio Tâmisa, fizeram um piquenique no St. James Park e foram ver o Palácio de Buckingham. "Não saímos muito de casa, porque não sabemos onde ir", diz Stara.
No passeio, havia outra família de asilados afegãos, a de Fátima, que define: "Não conseguimos agir como pessoas normais". (LC)



Texto Anterior: Mulher lembra de mortos durante passeio
Próximo Texto: Música: "Rap não é som de ladrão", diz Rappin" Hood
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.