UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Aventura na África
Record, 14h.
 
(Alec to the Rescue!). EUA, 99. Direção: Derrick Louw. Com Barbara Carrera, Oliver Tobias. Arqueólogo acha um tesouro. Em seguida é raptado.

A Ilha da Garganta Cortada
Globo, 15h25.
  
(Cutthroat Island). França/EUA, 95, 123 min. Direção: Renny Harlin. Com Geena Davis, Matthew Modine. Geena herda do pai, pirata, um mapa do tesouro. Para encontrá-lo conta com a ajuda de um prisioneiro capaz de decifrá-lo. Contra ela, outro pirata, inimigo do pai.

O 13º Aniversário
SBT, 15h45.
 
(Thirteenth Year). EUA, 99. Direção: Duwayne Dunham. Com Chez Starbuck, Dave Coulier. Chegando aos 13 anos, filho de uma sereia (criado por pais adotivos) começa a sentir na pele os sintomas de sua condição ambígua, ou melhor, anfíbia.

Perseguidos pela Máfia
Record, 21h
 
(The Thief and the Stripper). EUA, 98, 84 min. Direção: L.P. Brown. Com Michael Madsen, Roxana Zal. Com ajuda de um gângster, investigador e dançarina de striptease enfrentam poderosos gângsteres de Los Angeles.

Batalha de Honra
SBT, 22h30.
  
(Twin Warriors/Tai Chi Master). China, 94. Direção: Yuen Woo Ping. Com Jet Li, Michele Yeoh. Dois amigos que crescem juntos e aprendem os segredos das artes marciais saem do templo onde foram treinados, por indisciplina. Na rua, descobrem as durezas da vida e tomam lados opostos.

Sombras de Julho
Cultura, 22h30.
 
Brasil, 95. Direção: Marco Altberg. Com Ângelo Antônio, Othon Bastos. O ponto central do filme é ser uma co-produção da TV Cultura. O filme, rodado em 16mm, não foi lançado em cinemas e diz respeito à disputa de terras entre dois latifundiários, que inclui um assassinato e o posterior crescendo da violência. É inepto e se arrasta.

Uma Noiva para Satã
Bandeirantes, 1h.
 
(Midnight's Child). EUA, 92, 89 min. Direção: Colin Bucksey. Com Marcy Walker, Olivia d'Abo. Casal que trabalha em tempo integral deixa a filha pequena aos cuidados de babá. Aos poucos, a garota parece escapar aos pais. A babá não é boa coisa, já se vê.

Intercine
Globo, 1h40.

As propostas para a sexta são o drama "Tomates Verdes Fritos" (91, de Jon Avnet, com Kathy Bates, Jessica Tandy) e o suspense "O Beijo da Viúva Negra" (95, de Peter Foldy, com Beverly d'Angelo, Bruce Davison).

A Jurada
Globo, 3h50.
  
(The Juror). EUA, 96, 116 min. Direção: Brian Gibson. Com Demi Moore, Alec Baldwin. Demi é a mãe convocada para ser jurada no julgamento de um mafioso. A Máfia ameaça matar seu filho, caso não vote conforme seus desígnios. Lenga-lenga que mostra Demi com ar de sofredora. (IA)

Desequilíbrios entre imigrantes

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Minha Adorável Lavanderia" (Eurochannel, 0h) é um filme de 1985 bem estranho. Existe ali a lavanderia, claro, existem imigrantes vivendo na Inglaterra, e ainda um romance homossexual entre os personagens de Daniel Day-Lewis e Gordon Warnecke que o diretor Stephen Frears consegue mostrar de maneira explícita e intensa, sem por isso perder a compostura.
Mas, na minha lembrança, não é nada disso que conta. E sim uma habitação modestíssima, à beira de uma estrada de ferro (ou metrô).
Os trens não pedem licença aos habitantes para passar praticamente dentro da casa. Não há miséria ou comentário mais detido sobre problemas sociais. Basta que o trem passe, e já sabemos dos desequilíbrios sociais e das tristezas da vida dos imigrantes.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Deu Tangos Futebol Clube!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.