UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Sky reduz queda da TV paga em 2003

Divulgação/RGB
BAILA O ex-menudo Ricky Martin acompanha, terça à noite em São Paulo, gravação de "Popstars 2", que estréia dia 12 no SBT; o cantor deu dicas aos rapazes que disputam vaga em banda pop

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Pelo segundo trimestre consecutivo, o mercado nacional de TV paga por satélite teve crescimento em sua base de assinantes, invertendo tendência de queda após resultados negativos nos primeiros nove meses de 2002.
Segundo relatório da PTS (Pay-TV Survey), empresa de pesquisa do setor, de janeiro a março de 2003, as operadoras por satélite registraram saldo de 17.627 novos assinantes, 1,55% a mais do que no trimestre anterior, atingindo um total de 1,157 milhão de clientes pagantes, que respondem por 33,6% do mercado nacional.
O crescimento da TV por satélite, no entanto, se deve a apenas uma operadora, a Sky, agora sob o controle gerencial do grupo News Corp. A empresa, segundo a PTS, foi a única das grandes que cresceu no trimestre, em torno de 5% (ou 30 mil assinantes pagantes). Sua principal concorrente, a DirecTV, caiu 3,5% (cerca de 15 mil clientes a menos).
O resultado da TV por satélite, que já havia crescido 0,12% entre outubro e dezembro, amenizou o impacto da queda de assinantes das operadoras de cabo (-1,08%) e MMDS (-1,87%), que perderam, juntas, 27.017 assinantes. Assim, o setor (satélite mais cabo e MMDS) fechou o primeiro trimestre de 2003 com 9.389 clientes a menos do que em dezembro, uma queda de 0,27%. No total, a TV paga tinha em 31 de março 3,449 milhões de assinantes, 92 mil a menos que um ano antes.

OUTRO CANAL

Vem aí 1
A expectativa da diretoria do SBT é que Silvio Santos nomeie um vice-presidente até outubro. A aposta é que será alguém de dentro da própria rede. O cargo está sendo ocupado interinamente por Luiz Sandoval, presidente do Grupo Silvio Santos, desde fevereiro, quando José Roberto Maluf saiu.

Vem aí 2
Diretores da emissora reclamam que falta um executivo com quem possam despachar no dia-a-dia, uma vez que Sandoval não dá expediente integral no SBT. O cargo de vice do SBT é considerado espinhoso: não manda 100% e tem de administrar vaidades e um mercado publicitário em crise. Além disso, seu chefe, o dono, também é artista e programador.

Risco
O SBT começa na semana que vem a fazer testes com atores e montar o elenco de sua próxima novela, "Canavial de Paixões". Mas o novo acordo com a parceira Televisa, que "desdolariza" o contrato atual, embora bem encaminhado, ainda não está assinado.

Mimo
Marluce Dias da Silva, diretora-geral interina da Globo, inaugurou terça-feira no Projac o Centro de Convivência dos Autores, um espaço de quatro ambientes, equipado com DVDs, fitas, CDs e livros. O lugar era uma antiga reivindicação dos autores da emissora, que trabalham em casa e reclamavam da falta de um espaço para reuniões quando visitam a emissora.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Deu Tangos Futebol Clube!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.