UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Sem Herbie Mann, Brasil perde embaixador

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Embora tenha sido músico de bastante êxito nos seus Estados Unidos, Herbie Mann sempre soou com um carinho diferente aqui nos tristes trópicos.
O flautista, morto no início desta semana, vítima de câncer, foi da primeira turma que abraçou, embalou e apresentou a suave revolução chamada bossa nova para o público norte-americano.
Mann, que tinha 73 anos, foi embaixador da música brasileira até os sopros finais. Seu último grande disco, de 1995, se chama "America/Brasil" e tem composições verde-amarelas, como "O Ovo" (Hermeto Pascoal/ Geraldo Vandré), e elenco de mesma procedência: Cyro Baptista, Claudio Roditi, Romero Lubambo etc.
Em sua longa discografia, iniciada há 50 anos, estão muitos outros marcos brasileiros, como "Herbie Mann & João Gilberto" (1965), com Tom Jobim, e "Do the Bossa Nova with Herbie Mann", que gravou no Rio em 1962 com Baden Powell e Dom Um Romão.
O mapa de Mann, que nasceu com o nome Herbert Jay Solomon, não tinha só o Brasil, país que visitou pela última vez em 1998. O músico também explorou sonoridades "calientes" como as cubanas e africanas e passou por Japão e Leste Europeu, com o álbum de temas judaicos "Eastern European Roots" (2000).
Além das contribuições como exportador e importador de notas musicais, este nova-iorquino do Brooklyn também entrou para os livros de registros do jazz como um dos principais popularizadores da flauta nesse gênero tão pouco receptivo ao instrumento.
Não foi o único tabu enfrentado por Mann. Sempre no contrafluxo dos purismos, misturou jazz com rock, folk, blues e soul.
Corajoso, enfrentou também nos palcos seu câncer. Em maio, o flautista que injetou tantos ares novos ao jazz se despediu do grande público se apresentando no festival de Nova Orleans ao lado de um balão de oxigênio.


Texto Anterior: Humor: Jô Soares encarna faceta "Seinfeld" e supera a performance da TV
Próximo Texto: Animação: "Simpsons" e "Futurama" atacam Era Bush
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.