São Paulo, segunda-feira, 04 de julho de 2005

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DVD de Jefferson é líder de vendas

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O "Roda Viva" com o deputado Roberto Jefferson, autor das denúncias do "mensalão", mais do que triplicou a venda de DVDs do programa da TV Cultura e é considerado um "fenômeno" pela direção da emissora.
Realizada há duas semanas, a entrevista foi copiada em DVDs, vendidos pelas megastores da Saraiva e pelos sites da Cultura Marcas (culturamarcas.com.br) e Submarino (submarino.com).
Com um sistema simples de produção, a rede pôde colocá-los à venda já no dia seguinte ao programa. Até a última quinta, 789 DVDs de Jefferson haviam sido vendidos, a R$ 39,90 cada um, o que gerou receita de R$ 31,4 mil.
Pode parecer um valor inexpressivo para o mercado, mas o "Roda Viva" com o político alavancou, na opinião da direção do canal, a Cultura Marcas.
Até a entrevista com o deputado, a mais vendida havia sido a da geneticista Lygia da Veiga Pereira, com apenas 77 cópias.
Lançado em março, o sistema "on demand" permite que o telespectador encomende de programas exibidos na véspera aos mais antigos. A partir da digitalização do acervo, a Cultura está gerando receita com a produção de baixíssimo custo dos DVDs.
O produto não tem extras, traz só a entrevista sem os intervalos comerciais. Os outros 90 títulos comercializados são mais caros do que o de Jefferson: R$ 49,90.
Em três meses, a emissora pública vendeu 1.142 cópias do "Roda Viva", segundo Ricardo Fiuza, gerente da Cultura Marcas. Há também DVDs dos infantis, sucesso de vendas. O "Cocoricó" está em quarto lugar no ranking do Submarino, só abaixo da trilogia "O Senhor dos Anéis".
A Cultura também licencia seus personagens à Estrela e prepara para setembro o lançamento do DVD com "Cassiopéia", o primeiro longa de animação brasileiro. O faturamento da recém-criada Cultura Marcas deve chegar neste ano a R$ 1 milhão.


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