São Paulo, sábado, 4 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Helena Carvalhosa inaugura instalação hoje na Pinacoteca

da Redação

A artista plástica Helena Carvalhosa inaugura hoje a obra "Caminhos: Instalação com Flores", percurso construído por antigos objetos que delimitam as várias etapas de sua vida, da infância à maturidade.
Helena ocupa um dos "vãos livres" do prédio da Pinacoteca com antigos móveis, vasos, quadros, peças em porcelana e, mais que tudo, flores. Símbolo do passado e metáfora da passagem do tempo, azáleas, gerânios, lírios e jasmins percorrem toda a instalação.
Helena, que completa 60 anos este mês, começa o trajeto exibindo retratos ovalados de antepassados -seguidos por terra vermelha, sementes e novelos. O percurso passa pela adolescência e chega à idade adulta, representada pelo casamento, num ambiente "clean".
Até aí, as fases são ligadas por uma tela de arame. Segundo a artista, a maturidade, sua fase atual, interrompeu esse processo.
O símbolo de sua liberdade está em obras recentes, apropriação de objetos do cotidiano, agora inseridos na sua instalação "Caminhos".
Cabides, formas de bolo e velhos quadros dialogam com antigos retratos espalhados sobre mesas, embaixo de vasos com flores.
Helena (que é tia do artista plástico Carlito Carvalhosa) ficou conhecida em 1979, com a exposição "Escultura Lúdica", no Masp.

Exposição: Caminhos: Instalação com Flores Artista: Helena Carvalhosa Vernissage: hoje, às 15h Quando: terça a domingo, das 10h às 18h. Até dia 12 de julho Onde: Pinacoteca do Estado (Praça da Luz, 2, Luz, tel. 011/227-6329 e 229-0795) Quanto: R$ 5 e R$ 2 (estudantes). Grátis às quintas-feiras para menores de 7 e maiores de 65 anos


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.