São Paulo, sexta-feira, 04 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SILVA

Loucuras de Garoto
Bandeirantes, 13h.
(The Slingshot). Suécia, 1993, 102 min. Direção: Ake Sandgren. Com Jesper Salén, Stellan Skarsgard. Garoto de 12 anos, filho de mãe judia e pai socialista, enfrenta problemas, já que suas origens o tornam vulnerável ao escárnio constante dos outros (não se esqueça, estamos na Estocolmo da década de 20). Mas o menino resistirá bravamente às pressões sociais. Nota zero apenas para o título em português.

Hércules contra o Cão Cérbero
SBT, 14h15.
(Hercules in the Underworld). EUA, 1994, 90 min. Direção: Bill L. Norton. Com Kevin Sorbo, Anthony Quinn. O cinema americano retoma um herói clássico. Aqui, o filho de Zeus vai ao mundo dos mortos para capturar Cérbero, monstruoso guardião do inferno. Quinn está no elenco, o que ajuda um pouco o espectador a assistir a esta aventura descompromissada.

O Hóspede Quer Bananas
Globo, 16h.
(Dunston Checks In). EUA, 1996, 88 min. Direção: Ken Kwapis. Com Jason Alexander, Faye Dunaway, Eric Lloyd. Dono de hotel espera com ansiedade e impaciência por um célebre crítico do ramo, que chegará à cidade incógnito e pode encher o seu estabelecimento de estrelas e, logo, de dinheiro. Azar: um macaco, um ladrão e as confusões que provocam trarão problemas ao homem. Comediazinha palatável à molecada que ainda não precisa voltar às aulas.

Alaska, uma Aventura Inacreditável
SBT, 22h.
(Alaska). EUA, 1996. Direção: Fraser C. Heston. Com Thora Birch, Vincent Kartheiser, Charlton Heston. Viúvo decide se mudar com os filhos para os confins do Alasca. No vai-e-vem de suprimentos para a região, o avião sofre uma pane, e os dois irmãos terão de encontrar o corajoso e irresponsável paizão. Pretexto de aventura que tem, apesar de tudo, a presença valorosa do canastra Charlton Heston.

Vestida para Matar
Record, 22h15.
(Dressed to Kill). EUA, 1980, 105 min. Direção: Brian De Palma. Com Michael Caine, Angie Dickinson, Nancy Allen. Ajudado por uma prostituta (Allen), rapaz tenta descobrir quem matou a mãe (Dickinson), possivelmente um cliente do psicanalista Caine. Não bastassem as ótimas citações aos grandes filmes de Hitchcock, De Palma mostra ótimo domínio de direção, em um de seus melhores filmes -e o melhor da semana, sem dúvida alguma. A sequência do elevador o torna obrigatório até para quem já o assistiu.

Intercine
Globo, 1h37.
As duas opções à mercê do espectador são "Olho por Olho" (1996, de John Schlesinger, com Sally Field, Ed Harris) e "Poltergeist -O Fenômeno" (1982, de Tobe Hooper, com Jobeth Williams, Craig T. Nelson).

CIA 2: Missão Alexa
Globo, 3h35.
(CIA 2 - Target Alexa). Direção: Lorenzo Lamas. Com Lorenzo Lamas, Kathleen Kinmont, John Savage. Lamas (que aqui assina sua segunda direção) é o agente da CIA que tenta recuperar um microchip. E o espectador deve recuperar o sono perdido.

TV PAGA

"Setembro" dá saudades do Allen que não vem

ESPECIAL PARA A FOLHA
"Setembro" (Telecine 3, 21h45) mostra um Woody Allen bergmaniano. Naquela época, ainda casado com Mia Farrow, ele marcava suas histórias pesadamente com dilema psicológicos, com bons ("Hannah e Suas Irmãs") e maus ("Neblinas e Sombras") exemplos.
Mas, por mais que "Setembro" não tivesse a leveza dos outros trabalhos, era exibido nos cinemas brasileiros.
Agora que Allen (liberto da chatinha Farrow) reencontrou o senso de humor para seus filmes, eles pararam de ser exibidos por aqui.
Já rodou três longas depois de "Desconstruindo Harry", e o que resta para o espectador brasileiro é assistir a "Setembro" (87), que, longe de ser desprezível, é um dos mais fracos de Allen. (PS)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Antes da chuva
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O Eduardo Jorge tá a cara da Aracy de Almeida!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.