São Paulo, terça-feira, 04 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Fotos Mastrangelo Reino/Folha Imagem
Marília Pêra em jantar oferecido a ela por
Eduardo Machado e Wair de Paula em SP


Tô verde!

O PV apresentou à ex-ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, uma pesquisa nacional feita pelo instituto Ipespe com mil pessoas em que o nome dela foi colocado como possível candidata à Presidência da República. Marina aparece com até 12%. A pesquisa foi realizada há cerca de dez dias. José Luiz Penna, presidente nacional do partido, confirma a informação. E diz que Marina pediu tempo para pensar na proposta de mudar do PT para o PV e virar candidata. De acordo com a assessoria da ex-ministra, ela estava "muito ocupada" ontem e não poderia falar sobre o assunto.

TÔ VERDE 2
O burburinho em torno de uma eventual candidatura de Marina arrepia setores do PT, pelo potencial que teria de tirar votos da ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil.

NUVEM
Lula continua com a ideia de lançar Antonio Palocci Filho para o governo de São Paulo. A afirmação é de um graduado cacique do PT paulista, para quem o presidente só "lançou" o nome de Ciro Gomes (PSB-CE) para criar marola e tirar o foco de Palocci, que será julgado em breve pelo STF (Supremo Tribunal Federal) pela quebra do sigilo do caseiro Francenildo. A absolvição do ex-ministro da Fazenda é dada como favas contadas no governo. Mas, ao tirar Palocci do foco, Lula não criaria a impressão de que o julgamento sofreu interferência do Planalto.

CANTO
Por este raciocínio, Ciro Gomes vira ministro de Lula no próximo ano, com garantia de continuar na Esplanada dos Ministérios caso Dilma Rousseff vença a eleição em 2010.

QUER PAGAR QUANTO?
Processadas pelo Ministério Público, as Casas Bahia foram condenadas a informar sempre por escrito o prazo de entrega de suas mercadorias e a pagar multa de 2% do valor do produto, mais juros e indenização por perdas e danos, se essa data não for cumprida. Nas vendas por telefone e internet, o consumidor terá até sete dias para desistir da compra e a rede também está sujeita a esses encargos se descumprir as obrigações. A empresa não se manifestou.

CASCO PARA BAIXO
O Conar, órgão de autorregulamentação da publicidade brasileira, determinou que a Arcor altere um comercial do chocolate Tortuguita, em que duas tartarugas se tratam por "estúpida", o que foi considerado "linguagem agressiva". A Arcor diz que não foi notificada.

PALAVRAS AO VENTO
Luis Claudio Lula da Silva, filho do presidente e auxiliar de preparação física do Santos, postou em sua página no Twitter, na semana passada, depois da partida do time contra o Náutico: "Deus eh justo mesmo... 2 a 1 Santos mesmo com esse Juiz de merda apitando!!!"

 

Um dia depois, se arrependeu: "Gostaria de pedir desculpas por alguns posts escritos no calor do momento apos o jogo contra o Nautico!!"

- PIRES
Os produtores do documentário "Para Me Sentir Viva", sobre a advogada Leide Moreira, que, devido a uma esclerose lateral amiotrófica, escreve poesias apenas com o movimento do globo ocular, não estão conseguindo fechar o orçamento de R$ 649,5 mil. "Sem isso, não vamos conseguir filmar com o [físico britânico] Stephen Hawking, que sofre da mesma doença e se comprometeu a participar", diz Leide Moreira Jacob, filha da advogada.

COLOMBIANAS
Mais uma concessionária da rua Colômbia, nos Jardins, está sob a mira da fiscalização. Após a interdição de uma loja da Nissan, a Subprefeitura de Pinheiros pediu a cassação da licença de funcionamento da Comark, da Mercedes-Benz. A loja teria ampliado sua área e construído no subsolo para além do permitido no alvará. A Comark diz que não recebeu notificação e que sua situação está regular.

CASAMENTO

Presente, só amanhã

O presidente Lula não estava entre os convidados do casamento do filho de Aloizio Mercadante, Pedro, na sexta feira, mas a culpa não foi do senador. Apesar de ele e o presidente andarem se estranhando, Mercadante, desta vez, colocou a responsabilidade no próprio filho. "Eu só sou o pai, quem convidou foi ele", afirma o senador, à entrada da igreja Nossa Senhora do Brasil. "Não tem político nenhum aqui. Não é reunião partidária, é o casamento do meu filho."

 

"Não dava pra convidar todo mundo", diz Pedro, explicando por que Lula não foi ao casamento. "Não cabia na igreja."

 

Pedro, 23, é economista e conheceu Juliana, 23, no colégio Vera Cruz, onde ambos estudaram. Namoraram por cinco anos. Casados, vão passar a lua de mel na Grécia.
  O pai da noiva, o locutor esportivo Elia Jr., desembarca com ela de um Mercedes-Benz S 500. Um repórter pergunta: "Muita emoção, Elia?" E ele, rindo: "Muita despesa".

 

Dois corneteiros perto do altar sopram acordes da marcha nupcial, e a noiva entra na igreja decorada por cerca de 3.000 flores. Padre Miquelino é "amigo do pai da noiva", diz Mercadante. Votou em quem, padre? "Em Alckmin para presidente e em Serra para governador", afirma o sacerdote.

 

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) chega. Ué, disseram que não haveria políticos na festa. "Sou muito amigo dele [Mercadante], somos bem próximos", diz Suplicy. Deu o que de presente?

 

Suplicy começa: "Eu estou desde ontem trabalhando no meu plano acadêmico para o segundo semestre de 2009 e 2010". E continua: "Você sabe, eu sou professor da Fundação Getúlio Vargas. O nome do trabalho é "Instrumentos de Política Econômica para a Construção de uma Sociedade Civilizada e Justa'". E vai: "O prazo para a entrega do plano expirava hoje à tarde. Os jornalistas ligaram o dia inteiro, precisei atender. Terminei um pouco antes de vir pra cá". Suplicy finaliza: "Reservei o começo do dia de amanhã para isso [comprar o presente]".
(PAULO SAMPAIO)


CURTO-CIRCUITO
O JORNALISTA Jorge Lucki apresenta hoje a degustação "Vinhos sem Imitação: Diferenciais e Virtudes das Uvas Nativas", no Baby Beef Rubaiyat da avenida Faria Lima.
LAURO CAVALCANTI , Rosa Grena Kliass e Luiz Aquila participam hoje, a partir das 11h, da mesa-redonda "Burle Marx: Arte e Paisagismo", no MAM.
A EXPOSIÇÃO "Viva Cor", da artista Amelia Toledo, abre hoje para convidados, às 20h, na galeria Nara Roesler. A curadoria da mostra é de Agnaldo Farias.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e LEANDRO NOMURA



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: "Moscou" vira pesadelo de Coutinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.