São Paulo, quinta-feira, 04 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

teatro

Trupe italiana de teatro de rua traz espetáculos a SP

Atores da companhia Teatro Tascabile di Bergamo usam pernas-de-pau para seduzir a plateia das peças

Grupo, que já esteve em 37 países, vai apresentar versão de "Romeu e Julieta" narrada por fantasmas

GABRIELA MELLÃO
DE SÃO PAULO

Um dos grupos pioneiros na utilização de pernas-de-pau na Europa apresenta neste fim de semana em São Paulo a poesia que emana de seu teatro nas alturas.
Atores da trupe italiana Teatro Tascabile di Bergamo movimentam-se com a delicadeza de bailarinos em "Amor Mai Non S'addorme" e "Valse" -espetáculos que compõem a segunda etapa da Mostra Italiana de Teatro de Rua, do CCBB.
Mais do que garantir visibilidade aos espectadores, as pernas-de-pau são usadas, sobretudo, pela capacidade de redimensionar o lirismo da cena.
"Por muito tempo, o objetivo era fazer com que o espectador de rua visse melhor o corpo do ator. Depois, a busca foi conquistar leveza, trabalhando com as pernas-de-pau como se elas não existissem", conta o ator Beppe Chierichetti.
O espetáculo "Amor Mai Non S'addorme" é uma adaptação de "Romeu e Julieta" em que os protagonistas surgem como fantasmas para relembrar sua história.
O movimento sobre as pernas-de-pau rende momentos sublimes, como a valsa que simboliza o amor do casal e antecede a tragédia.

BAILE
A valsa sobre pernas de pau também inspira "Valse". O espetáculo retrata um baile aristocrata no século 19. Uma criança assiste à festa e, através dos encontro dos casais, enxerga seu futuro.
Segundo Chierichetti, que, nos 39 anos de atividade do grupo, já se apresentou em 37 países, a beleza do teatro de rua está na relação sincera estabelecida com a plateia.
Soberana de suas ações, ela pode seguir a apresentação ou abandoná-la. Para ele, o maior desafio é atrair o público passante. "É necessário estimular todos os sentidos do espectador, para ele esquecer as distrações externas", explica ele.
Por isso, os espetáculos investem em música, acrobacias e figurinos.
"Quero me aproximar do espectador casual de rua. Atingir seu coração mais secreto, para restituí-lo de magia e sonho", fala.

MOSTRA ITALIANA DE TEATRO DE RUA
QUANDO amanhã, às 19h, "Amor Mai Non S'addorme"; sáb., às 13h, "Valse"
ONDE praça Pateo do Collegio, 2, centro; tel. 0/xx/11/3113-3651
CLASSIFICAÇÃO Livre
QUANTO grátis


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Rubricas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.