São Paulo, sexta-feira, 04 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa de gigantes pode atrasar o terceiro CD

DO ""NEW MUSICAL EXPRESS"

É possível que a banda The Hives não grave nenhum material novo no futuro próximo, graças a uma disputa legal em torno de seu recente contrato multimilionário com a gravadora Universal.
Até agora, a banda vinha lançando sua música através do selo sueco Burning Heart, que lançara dois álbuns: ""Barely Legal", em 1997, e ""Veni, Vidi, Vicious", em 2000.
O álbum de compilação "Your New Favourite Band", lançado em 2002, foi licenciado por meio do selo britânico Poptones, de Alan McGee, numa transação separada e ajudou a abrir caminho para as enormes vendas do The Hives no Reino Unido.
A banda também vem se tornando popular nos Estados Unidos. No início do ano, ela teria assinado um acordo norte-americano com a Warner Brothers. Aparentemente, esse acordo contaria com a concordância do Burning Heart, já que o selo sueco tinha uma associação com o selo americano Epitaph, 51% do qual pertence a Warner Brothers.
Esse sucesso levou a Universal Music UK a fechar com o Hives um contrato mundial de 7,5 milhões de libras. Mas surgiu uma disputa em torno de quem é ""dono" do Hives e de seu próximo álbum, já que a banda oficialmente ainda precisa fazer mais um disco pelo Burning Heart, segundo o contrato que tem com o selo.
Agora o Burning Heart, a Epitaph e a Warner Brothers estão questionando na Justiça a validade do contrato entre o Hives e a Universal UK.
O gerente de marketing do Burning Heart, Richard Ardermark, comentou: ""Estamos totalmente chocados e decepcionados. Estamos trabalhando com o Hives há sete anos, e isso nos pegou totalmente de surpresa. O ambiente por aqui está muito sombrio".
O presidente do Burning Heart, Peter Ahlqvist, confirmou: "O The Hives sempre teve plena consciência de seu compromisso com o Burning Heart. Nessas circunstâncias, não temos outra opção senão proteger nossos direitos com vigor".
A Universal não divulgou nenhum comentário.


Tradução Clara Allain

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Popload: A demolição de Ryan Adams e o baixo no White Stripes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.