São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

TCM dedica noite a clássicos de Frankenstein

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Turner Classic Movies (TCM) dedica a noite a Frankenstein. Nada mais justo, levando-se em conta que ele forma, com o Conde Drácula, a grande dupla de monstros do cinema. Tudo começa com o magnífico "Frankenstein" (22h), filme de 1931 em que o monstro (Karloff) é criado e onde a tentativa do homem de se igualar a Deus acaba tendo resultados catastróficos.
"A Noiva de Frankenstein" (23h35), de 1935, também dirigido por James Whale, é, para muitos, o melhor da série. Dá para concordar. Pois se no original o cientista era dotado de certa inocência, aqui, ao conceber uma companheira para o monstro, sua pretensão e seu cinismo ultrapassam todos os limites. Elsa Lanchester faz uma dupla memorável, patética, com Boris Karloff.
Complementam o programa "O Filho de Frankenstein" (0h35), dirigido por Roland V. Lee em 1939, com Basil Rathbone como o filho, e "O Fantasma de Frankenstein" (2h20), de 1942, com Lon Chaney Jr.


Texto Anterior: Documentário: Programa testa teorias comportamentais
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.