UOL


São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Diretor de "Cidade de Deus" foi escalado por estúdio dos Estados Unidos para levar às telas romance de John Le Carré

Fernando Meirelles dirige filme americano

DA REPORTAGEM LOCAL

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles ("Cidade de Deus"), 47, dirigirá em 2004 uma adaptação norte-americana do romance de suspense "O Jardineiro Fiel", do escritor britânico John Le Carré.
O ator Ralph Fiennes interpretará o protagonista, um diplomata que pratica jardinagem como hobby e cuja mulher é assassinada no Quênia, na companhia de um médico, que desaparece.
A investigação do crime envolve a suspeita de um caso extraconjugal e a ação de interesses lobistas, sob o disfarce da defesa de direitos humanos.
Meirelles embarca para Londres no próximo dia 12, onde entrevistará atrizes candidatas ao elenco. O cineasta diz que aceitou o convite do estúdio Focus Features (divisão do gigante Universal) para dirigir o longa porque se interessou "pelo tema, o poder da indústria farmacêutica no mundo, e por ser, ao mesmo tempo, uma bonita história de amor".
Com a contratação de Meirelles, outros quatro profissionais do Brasil foram incorporados ao projeto -os roteiristas Bráulio Mantovani e Chris Riera, o fotógrafo Cesar Charlone e o produtor Ary Pinni.
As filmagens estão previstas para o período de março a julho de 2004, na África do Sul, no Sudão e no Quênia. A estréia, para 2005. "O Jardineiro Fiel" deverá ser montado em São Paulo, na produtora de Meirelles, a O2 Filmes.
"Minha idéia era ir direto [de "Cidade de Deus'] para o meu próximo projeto pessoal ["Intolerância"], mas o roteiro atrasou. Então, achei que valeria a pena fazer este, para aprender a filmar fora do Brasil", diz o diretor.
"Intolerância", cujo roteiro está sendo elaborado por Meirelles e Mantovani, tem previsão de locações em pelo menos cinco países. Atualmente Meirelles diz que tem assistido a filmes de suspense "para aprender como se faz".
O diretor afirma que o seriado "Cidade dos Homens", projeto da O2 Filmes exibido pela TV Globo, prosseguirá em 2004, sob o comando de seu sócio, o também cineasta Paulo Morelli. "Devo dirigir apenas um episódio", diz Meirelles. (SILVANA ARANTES)


Texto Anterior: Música: Universal reedita vozes da "indie" Elenco
Próximo Texto: Panorâmica - Política: PT cria secretaria que vai elaborar "cartilha" cultural e acompanhar ações do MinC
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.