São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BEST-SELLER NA MIRA

Livro à "Sex and the City" vende 1,2 mi

LUCIANA COELHO
DE NOVA YORK

Se o cara está interessado, ele vai te convidar para sair. Com esse mote óbvio -mas uma dose inesperada de humor negro-, "He's Not that Just into You" (algo como "ele não está a fim de você") vendeu 1,2 milhão de cópias nos dois meses desde o seu lançamento nos EUA.
Na lista de best-sellers do "New York Times", o título surge no topo da seção de auto-ajuda. É uma opção. Afinal, na lista não há uma categoria "humor", muito menos "sadomasoquismo". Porque as técnicas aplicadas aqui são a do balde de água fria e a de rir da desgraça alheia. Nada de sutileza e autocomiseração. Exemplos? "Caia na real. Com o advento do telefone celular e da discagem automática, é quase impossível não ligar para alguém -às vezes o telefone, no bolso, faz a ligação sozinho."
O volume foi escrito pelo comediante Greg Behrendt e pela redatora Liz Tuccillo, ambos com passagens pela equipe do seriado "Sex and the City". Nas 165 páginas transborda o humor ácido que por seis anos pontuou as conversas de Carrie, Miranda, Charlotte e Samantha.
Mas, se você nunca assistiu à série, não se preocupe. Todo mundo já teve uma amiga obcecada por um sujeito que prometeu ligar e sumiu. E todo mundo já teve de responder alguma pergunta cretina do tipo "será que ele perdeu meu telefone?".
"Colocamos as histórias que ouvimos no formato de perguntas e respostas. Se você tiver sorte, vai ler e saber do que se tratam: desculpas que as mulheres criaram para situações pouco satisfatórias", escreve Behrendt.
Tuccillo teve a idéia em uma reunião de trabalho para "Sex and the City". Uma menina na equipe contou sobre um sujeito que só saía com ela se ela convidasse, e Behrent respondeu na lata: "Ele não está a fim de você".
A mulherada gelou. "As mulheres nunca falam assim com uma amiga", disse Tuccillo numa entrevista à agência de notícias Associated Press. "Nós não gostamos que as mulheres nos convidem para sair. OK, alguns caras gostam, mas eles são preguiçosos", devolveu Behrent.


Texto Anterior: Livros - Ensaio: José Miguel Wisnik entrelaça literatura e música brasileira
Próximo Texto: Vitrine estrangeira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.