São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPOSIÇÃO

Acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, organizada por Mário de Andrade, ganha espaço permanente no CCSP

Cantos populares chegam aos ouvidos paulistanos

JANAINA FIDALGO
DA REDAÇÃO

Sessenta e seis anos após sua realização, as descobertas da Missão de Pesquisas Folclóricas, organizada pelo escritor Mário de Andrade, começam hoje a ser reveladas no Centro Cultural São Paulo -até então, salvo mostras casuais, só pesquisadores tinham acesso a esse patrimônio.
Primeira exposição do espaço permanente criado para o acervo da expedição, "Cantos Populares do Brasil: A Missão de Mário de Andrade" mostra de que maneira os gêneros musicais populares do Norte e Nordeste foram documentados durante a viagem -feita de fevereiro a julho de 1938, época em que o escritor modernista foi chefe do departamento de cultura de São Paulo.
Formada pelo arquiteto Luís Saia, o músico Martin Braunwieser, o técnico de gravação Benedito Pacheco e o auxiliar Antonio Ladeira, a equipe foi preparada por Dina, mulher do antropólogo belga Claude Lévi-Strauss. Dos Estados visitados -Pernambuco, Paraíba, Piauí, Ceará, Maranhão e Pará- o grupo trouxe não só registros do folclore musical, instrumentos e fotos, mas informações que contextualizam a realidade socioeconômica desses locais.
"Privilegiamos a metodologia da pesquisa. Queremos mostrar quem eram os informantes, aquelas pessoas que contavam a história dos gêneros musicais por meio da tradição oral", diz a curadora da exposição Gláucia Amaral.
Um grande painel com imagens feitas durante a missão é um dos principais atrativos. Na frente dele, imagens dos informantes em tamanho natural foram posicionadas de maneira que os visitantes consigam ziguezaguear entre elas. No caminho, aparelhos de CD portátil propagam os gêneros musicais transmitidos por cada um dos informantes em destaque. Há ainda um boneco repentista que canta para contar a história da missão e cones sob os quais os visitantes poderão ouvir músicas de rezar, dançar, trabalhar e cantar, além de assistir a um documentário sobre a missão.
"A proposta é que esse espaço continue abrigando outros enfoques da missão, mas não sabemos o que vai acontecer depois [no novo governo]", diz a curadora.


CANTOS POPULARES DO BRASIL: A MISSÃO DE MÁRIO DE ANDRADE. Onde: CCSP (r. Vergueiro, 1.000, SP, tel. 0/xx/11/3277-3611). Quando: ter. a sáb., das 10h às 17h, dom., das 10h às 16h; até 19/12 (reabre em 4/1). Quanto: grátis.


Texto Anterior: "Tudo entre Nós": Cego de tanto ver, Rubens Mano investiga cidade desmaterializada
Próximo Texto: Fernando Gabeira: Entre tiroteios e obstruções
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.