São Paulo, domingo, 04 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVDS

COMÉDIA

Série dos anos 80 com Bill Murray retorna em box que reúne dois filmes

"Os Caça-Fantasmas" une pirotecnia a humor televisivo

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando George Lucas e Steven Spielberg decretaram o início da era do blockbuster, no fim dos anos 70, foi dada a largada para certa infantilização (milionária) de parte do cinema americano -o que não é sempre mal, vale dizer. Nos anos 80 veriam, então, um desfile de figuras com cara de matinê e cheiro de pipoca, como E.T., Indiana Jones e os Caça-Fantasmas. Estes últimos retornam agora em uma caixa com DVDs dos dois filmes da série.
Lançado em 1984, o primeiro filme da franquia é produto direto desse clima de possibilidades e necessidades que a então última geração de efeitos especiais criava. Passados mais de 20 anos, e passada a surpresa de tais efeitos -hoje defasados-, "Os Caça-Fantasmas" ainda funciona, já que seu conceito vem de outra escola, a da comédia televisiva.
O filme é uma versão mais pretensiosa e pirotécnica das "gags" do "Saturday Night Live", um dos principais criadouros de comediantes dos EUA. A equipe de "Os Caça-Fantasmas" vem de lá: do diretor Ivan Reitman aos atores/ roteiristas Dan Aykroyd e Harold Ramis, além de Bill Murray.
Este, aliás, é o grande astro aqui e rouba o filme de Aykroyd, o idealizador do projeto, sobre um grupo de cientistas fracassados que resolve criar a agência que dá nome ao filme, como se perseguir fantasmas fosse algo tão rotineiro quanto exterminar ratos.
Na idéia inicial de Aykroyd, seria uma oportunidade para repetir a dupla com John Belushi de "Os Irmãos Cara-de-Pau" (1980); a história era mais anárquica, ambientada em outra dimensão. Belushi morreria antes, e novos rumos foram dados.
Em 1989, o fraco "Os Caça-Fantasmas 2" já viria com idéias repetidas e um ranço ainda mais americanóide que destrói o filme -uma declaração de amor à "bravura" dos nova-iorquinos. Não por acaso, os melhores extras estão no disco do primeiro: um documentário de 1984; outro de 1999; outro sobre os efeitos, dez cenas deletadas etc. No segundo filme, os extras são dois episódios da série de animação que surgiu no rastro do filme. É necessário ter bom ouvido para o inglês ou saber falar coreano, já que as legendas são nesse idioma...


Os Caça-Fantasmas 1 e 2
   
Direção:
Ivan Reitman
Distribuidora: Sony (R$ 45, em média)



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Nas lojas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.