São Paulo, sexta, 4 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Monella' bateu "Titanic' na Itália; e daí?

BARBARA GANCIA
Colunista da Folha

Na Itália, onde o Vaticano também se faz presente como o vizinho caxias que fiscaliza o comportamento dos moradores do bairro, Tinto Brass é considerado um mestre do cinema erótico.
Segundo a distribuidora de seu filme no Brasil, "Monella, a Travessa" ("Monella"), a "moleca" de Brass que chega hoje às telas paulistanas, conseguiu, em 1997, na terra de Dante, superar a bilheteria de "Titanic".
Mesmo que a distribuidora jure sobre a "Bíblia" estar dizendo a verdade, os mais de 10 mil km de distância entre o Brasil e a sede do catolicismo, bem como a brisa que arejou os balangandãs de nossos antepassados na época dos colonizadores, vão acabar impedindo que esse sucesso se repita por aqui.
As mil e uma tomadas da mesma bunda inexpressiva, que em nossos televisores não aparece tão chocha nem mesmo em comerciais de alvejante, prometem entediar o espectador tapuia até as lágrimas.
Lola, a moleca do título, não quer ser respeitada. Fogo que sobe serra, seu único objetivo na vida é provocar Tommaso, o noivo padeiro, a chegar às vias de fato.
Ocorre que sexo -especialmente depois do advento do videocassete- não é esporte para espectadores da sala escura do cinema.
Hoje, filme pornô se aluga ou se assiste em sessões vespertinas daqueles cinemas coalhados de office-boys no centro da cidade.
E, por estas bandas, filme que patina entre o "softcore", o meia-bomba que provoca, provoca, mas -para evitar as malhas da censura- nunca chega a um digno explícito, e o moralismo de uma virgindade roubada, que se traduz em final feliz de véu e grinalda, só pode ser encarado por nós, bororós, no máximo, como um "Power Rangers" impróprio para menores de 11 anos.
²

Filme: Monella - A Travessa Produção: Itália, 1997
Direção: Tinto Brass
Quando: a partir de hoje, nos cines Ipiranga 1, Center Iguatemi 2, Belas Artes-Aleijadinho e circuito




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.