São Paulo, sexta, 4 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Didier" agrada os que gostam de cães

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA
Editora da Folhinha

Mais um filme para completar a estante no item "animais em cena", "Didier - Homem pra Cachorro", que estréia hoje, tem chances de agradar a crianças e adultos. Especialmente os que gostam de cães. Com roteiro e direção de Alain Chabat, o filme narra passagens da vida de Jean-Pierre (Jean-Pierre Bacri), tipo aproveitador que ganha a vida especulando sobre jogadores de futebol.
Pierre está numa enrascada porque trouxe ao time um jogador manco e um outro que sofreu um acidente no primeiro treino, na véspera de um jogo importante.
Para piorar a situação de Jean-Pierre, que está ameaçado de demissão, de morte (pelo seu chefe) e está sem dinheiro, uma amiga pede que ele tome conta de seu adorado cão, de nome Didier, enquanto ela faz uma viagem.
Jean-Pierre leva Didier para casa e sofre até aprender a conviver com o bicho. Enquanto isso, o filme dá um "zoom" no cotidiano de Jean-Pierre. Ele caminha nas ruas com o cão ao lado de uma manifestação a favor do nazismo, em cena que ridiculariza o movimento.
Ele conversa no trabalho sobre os jogadores, e trata um deles pejorativamente, fazendo pouco da cor negra. É imediatamente punido pelos companheiros. São cenas politicamente corretas, que dão ar contemporâneo ao filme.
Em compensação, o diretor do clube onde Pierre trabalha é um gângster que busca lucro a qualquer preço, mas tem bom coração. Ele é capaz de gratidão, por exemplo, quando o homem-cão salva sua filha. É que Didier, como nos contos de fada, sofre uma transformação e se torna humano. E Jean-Pierre passa a adestrá-lo para a grande partida de futebol.
"Didier - Homem pra Cachorro" é bem-humorado e deixa as piadas (o lado cômico do filme) concentradas na figura do protagonista, Didier (Elliot), que age como um verdadeiro cachorro.
Ele demonstra uma fidelidade idiota, que contrasta com o comportamento dos personagens humanos, no limite da corrupção e inversão de valores.
²
Filme: Didier - Homem pra Cachorro
Produção: França, 1997, 105 min
Direção: Alain Chabat
Com: Jean-Pierre Bacri e Alain Chabat
Quando: a partir de hoje no SP Market 6 e no Interlar Aricanduva 10




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.