São Paulo, sexta-feira, 05 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHORT DRINKS


BEST BUY 1
A Bodegas Esmeralda lançou um novo vinho, o Argento, um Malbec safra 99. Para aqueles a quem o nome da firma resulte desconhecido, vale lembrar que a vinícola platina elabora os Catena, um rótulo que ajudou a pôr de volta a Argentina no mapa dos vinhos finos do planeta. O Argento, o mais barato da Esmeralda, tem aroma intenso (fruta, couro, certo animal), corpo médio e paladar redondo e frutado (83/100, US$ 8,50, Mistral, tel. 0/xx/11/ 285-1422).

BEST BUY 2
Outro belo Malbec, igualmente argentino, é encontrado na mesma importadora: o Alto Las Hormigas 2000, da Altos de Medrano. A jovem vinícola de Mendoza chamou a atenção no ano passado com o Reserva 99, denso, concentrado, entre os melhores do país. A edição 2000 do tinto mais simples da adega surpreende pelo aroma intenso (açúcar queimado, ameixas), paladar denso, frutado e bela textura. (85/100, US$ 15,50, Mistral, tel. 0/xx/11/ 285-1422).

CHILENOS 1
A variedade de vinhos chilenos disponíveis no mercado acaba de ser enriquecida por quatro novas vinícolas do outro lado da cordilheira, trazidas por duas importadoras. A Premium, de Belo Horizonte (tel. 0/xx/31/282-1588), dedicada até pouco tempo atrás aos vinhos da Nova Zelândia, adicionou aos goles das ilhas do Pacífico Sul os da Casa Rivas, que estréia com uma pequena coleção de Chardonnay, Merlot e Cabernet, que inclui os reserva da adega.

CHILENOS 2
Os exemplares de outras três vinícolas do Chile podem ser encontrados na Terroir (0/xx/11/3842-2200). O catálogo da nova importadora lista as garrafas da Viña Porta (com os "top" Limited Edition e um bom Carmenere); as da Montgrás, incluindo um Syrah, uva que começa a despontar no país; e as da Viña Morandé, de Pablo Morandé, ex-diretor técnico da gigantesca Concha y Toro, entre as quais há outro interessante Carmenere: o Nova Terrarum 99.



Texto Anterior: Mundo de Baco: Chegaram os vinhos da californiana J.Lohr
Próximo Texto: Mundo goumert - Josimar Melo: La Fortuna foge da mesmice dos restaurantes em flats
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.