São Paulo, sábado, 05 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"OS MUNDOS DE CRESTOMANCI - VIDA ENCANTADA"

Livro pega carona na "potter-mania"

GABRIELA ROMEU
DA REDAÇÃO

Um garoto órfão desavisado de seus poderes mágicos participa de um embate entre bruxos do bem e do mal. Quem arriscou que essa é só a sinopse de Harry Potter, da série best-seller de J.K. Rowling, está enganado.
A história é também do jovem Eric Chant no livro "Vida Encantada", da inglesa Diana Wynne Jones. Publicada em 1977, 20 anos antes do lançamento de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", a obra é relançada na onda da "pottermania".
"Os Mundos de Crestomanci -Vida Encantada" antecede outras três obras da autora: "Os Mágicos de Caprona", "As Vidas de Christopher Chant" e "A Semana dos Feiticeiros", que devem ser lançados nos próximos dois anos.
Mas, diferentemente da série "Harry Potter", os livros trazem personagens diversificados. "Os Mágicos de Caprona", por exemplo, traz famílias de bruxos rivais.
Os números de vendas e a quantidade de obras que versam sobre o mundo da magia demonstram que os mais de 100 milhões de leitores do aprendiz de feiticeiro estão à procura de outras histórias cheias de feitiços e de criaturas fantásticas.
Os relançamentos dos livros de Jones venderam 1 milhão de exemplares no mundo.
Eric, ou Gato Chant, e sua ambiciosa irmã Gwendolen perdem os pais num naufrágio. Órfãos, eles ficam sob a tutela da Sra. Sharp, uma vizinha boazinha.
A tutora é uma bruxa sem o menor talento para a magia -o máximo que consegue fazer são biscoitos em forma de homenzinhos que se movimentam. Sra. Sharp não tem o carisma de Rúbeo Hagrid, o guardião das chaves de Hogwarts, mas exerce um papel protetor semelhante.
Assim como em "Harry Potter", Gato e Gwendolen vivem em um mundo onde magos se misturam a pessoas comuns. Se Harry tem uma cicatriz em forma de raio na testa, Gato tem nove vidas.
Na rua Sabá, 26, em Wolvercote, cidadezinha do interior da Inglaterra onde vivem os dois irmãos, todos admiram os poderes mágicos da ambiciosa Gwendolen, que estuda magia avançada.
Tudo reina na mais perfeita feitiçaria até o dia em que um mago trajando cartola brilhante adota os irmãos Chant. Gato e Gwendolen vão morar no imponente castelo de Crestomanci, ou Você-Sabe-Quem, como é chamado por alguns magos -é exatamente assim que feiticeiros nomeiam o bruxo das trevas Voldemort nos livros de Rowling. É no castelo cheio de labirintos (semelhantes aos corredores da Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts) onde Gwendolen pratica seus conhecimentos em magia. Mas, proibida de continuar seus estudos, ela foge para um mundo paralelo.
São muitos os elementos coincidentes na obra de Rowling e de Jones. A carta que Gato e sua irmã recebem, a viagem de trem e o sangue de dragão. Mas os fãs de Harry Potter devem sentir falta do humor da autora escocesa. A obra de Jones, aluna de mestres como J.R.R. Tolkien (1892-1973) e C.S.Lewis (1898-1963), não tem o mesmo ritmo envolvente da narrativa de Rowling.


Os Mundos de Crestomanci - Vida Encantada
The Chronicles of Chrestomanci: Charmed Life
  
Autora: Diana Wynne Jones
Editora: Geração Editorial
Tradutora: Eliana Sabino
Quanto: R$ 18,90 (253 págs.)




Texto Anterior: Livros/Lançamentos - "Hart: expedições...": Obra dá visão profunda sobre trabalho de geólogo americano
Próximo Texto: Resenha da Semana - Bernardo Carvalho: Autonomia de um conto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.